29 de Agosto 2022 - Publicado há 599 dias e 11 minutos
“UE tem peso na nossa construção”, sublinha Faria e Castro no Summer CEmp
location Ribeira Grande

Subsecretário Regional da Presidência

O Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, defendeu no segundo dia da escola de verão da Representação da Comissão Europeia em PT que a “UE tem peso na construção” dos Açores, sublinhando a importância da região para as relações internacionais.

O Summer CEmp, escola de Verão da Representação da Comissão Europeia em Portugal, conta com 40 jovens universitários de todo o país e decorre até 30 de agosto, na Ribeira Grande.

A manhã do segundo dia de trabalhos, domingo, foi dedicada à vila piscatória de Rabo de Peixe, onde os jovens tiveram oportunidade de terem uma experiência piscatória com a comunidade local, seguindo em diversas embarcações de pesca, tendo terminado num almoço convívio entre pescadores, oradores, moderadores e participantes.

Nesse dia tiveram oportunidade de assistir a sessões e debater questões europeias com oradores como João Aguiar Machado (embaixador da União Europeia junto da Organização Mundial do Comércio), Pedro Lourtie (Representante Permanente de Portugal junto da União Europeia), Isabel Estrada Carvalhais e Lídia Pereira (eurodeputadas). 

O dia terminou com uma intervenção de José Manuel Durão Barroso (ex-presidente da Comissão Europeia e presidente da Aliança Global para as Vacinas - GAVI), nas Caldeiras da Ribeira Grande, num contacto próximo com os jovens estudantes universitários.

Pedro de Faria e Castro destaca a elevada participação dos jovens oriundos de diversos locais do país e o envolvimento local da comunidade, tendo salientado a importância desta edição para “promover e trazer a discussão dos assuntos europeus junto das gerações mais novas e a partir de uma Região Ultraperiférica como os Açores”.

“Só com uma construção subsidiária é possível a construção da união”, destacou.

A escola de verão discute durante quatro dias assuntos da atualidade europeia desde as questões do mar às energias renováveis, da diplomacia ao multiculturalismo, da juventude à paz no continente europeu.

© Governo dos Açores | Fotos: CE

Partilhar