9 de Agosto 2022 - Publicado há 625 dias, 18 horas e 9 minutos
Clélio Meneses entrega galardão de “Desportista do Ano” a João Pedro Costa
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

O Secretário Regional da Saúde e Desporto entregou hoje, em Angra do Heroísmo, o troféu de “Desportista do Ano” a João Pedro Peres Costa no âmbito da XXI Gala do Desporto Açoriano.

Na cerimónia, que decorreu no Solar dos Remédios, o Secretário Regional da Saúde e Desporto enalteceu o trabalho, a dedicação, o empenho e a persistência do jovem atleta açoriano de natação, referindo que, por isso, este certamente será o primeiro de muitos prémios conquistados e que servirá de exemplo para todos os desportistas da Região.

“Por isso também é com muito gosto que estamos a entregar estes dois prémios – Desportista do Ano e categoria Resultados e Classificações nacionais e internacionais”, sublinhou Clélio Meneses.

O galardão “Desportista do Ano” é uma categoria que integra os praticantes desportivos que no ano de 2021, ao serviço de um clube da Região, mais se evidenciaram pelas suas prestações desportivas, bem como pelos resultados de excelência obtidos tanto a nível europeu como a nível mundial.

É de referir que a decisão nesta categoria é feita por votação online aberta ao público, tendo por base um conjunto de praticantes desportivos propostos pela Direção Regional do Desporto.

Já o prémio da categoria “Resultados e Classificações nacionais e internacionais” foi atribuído a este atleta por ter sido o 1.º classificado no Campeonato Nacional de Juniores e Seniores de Piscina Curta em 100 m, 200m e 400m estilos, no escalão de Juniores Masculinos.

“Nós entendemos que deve ser feita uma aposta estratégica nos desportos individuais e nos desportos ligados à água e ao mar. O João Pedro Costa é um excelente exemplo do que deve ser esta aposta estratégica do Governo Regional dos Açores”, salientou o titular da pasta do Desporto na Região.

“Pois reunimos as melhores condições para sermos ainda mais e melhores fora das nossas fronteiras. Acreditamos que estão também reunidas as condições para que, no futuro, o teu próximo prémio seja na sequência de uma participação internacional”, acrescentou Clélio Meneses.

O jovem atleta completou 18 anos de idade e, nesse sentido, o Diretor Regional do Desporto, também presente na cerimónia de entrega do troféu “Desportista do Ano”, deixou uma palavra de incentivo à capacidade de João Pedro Costa conciliar o seu processo de formação académica com o seu trabalho de desenvolvimento desportivo e competitivo.

“Isto é importante para ti, mas também é importante para nós, porque uma coisa não é incompatível com a outra. E sabemos que és capaz”, enalteceu Luís Carlos Couto.

O Diretor Regional do Desporto deixou ainda uma palavra de encorajamento ao atleta e aos seus pais da possibilidade de João Pedro Costa chegar aos Jogos Olímpicos, num futuro a médio prazo, como ponto máximo de alto rendimento e elite desportiva, neste caso na modalidade da natação, considerando que a sua representação seria um “orgulho acrescido para os Açores”.

João Pedro Peres Costa

Nascido a 12/4/2004, na ilha Terceira, atleta do Clube Naval da Praia da Vitória, na modalidade de Natação.

Praticou Basquetebol, mas desde tenra idade, 8 anos, iniciou a modalidade de Natação com o intuito de se divertir.

Com objetivos bem definidos passados alguns anos, passou a focar a sua atenção na competição.

Em 2020/2021 foi 1.º Classificado no Campeonato Nacional de Juniores e Seniores de Piscina Curta, em 100m, 200m e 400m Estilos, no escalão de Juniores Masculinos.

Na prova dos 100m estilos, bateu o recorde Nacional que já tinha 12 anos, e cujo detentor era o nadador Alexis Santos.

© Governo dos Açores | Fotos: SRSD

Partilhar