23 de Junho 2022 - Publicado há 55 dias, 22 horas e 44 minutos
Governo dos Açores integra novo projeto europeu que promove teste de soluções inovadoras de mobilidade elétrica
location Bruxelas

Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional da Energia, integra o consórcio de um projeto europeu que, envolvendo diversos parceiros internacionais, aposta na utilização de tecnologias inovadoras na área da mobilidade elétrica.

O projeto “Electric Vehicles Management for carbonneutrality in Europe” (EV4EU) é financiado a 100% pelo programa Horizonte Europa, com um orçamento total de 8.9 milhões de euros, decorrendo durante cerca de quatro anos. 

A reunião de arranque do EV4EU decorreu esta semana, em Bruxelas, contando com a participação da Diretora Regional da Energia, Joana Ferreira Rita, que referiu que “se trata de um projeto de relevância estratégica para os Açores por promover uma maior sustentabilidade no consumo de energia, sendo que esta deverá evoluir no sentido de se basear cada vez mais em fontes de energia renováveis”.

No âmbito deste projeto, 16 parceiros de Portugal, Eslovénia, Dinamarca e Grécia unem esforços, contando ainda com o apoio de outras 6 instituições internacionais, de modo a contribuírem, por via da mobilidade elétrica, para os objetivos da neutralidade carbónica definidos para 2050.

Os objetivos deste projeto são, essencialmente, testar a tecnologia Vehicle-to-Everything (V2X), visando criar condições mais atrativas para o utilizador do veículo elétrico.

No caso específico dos testes que irão decorrer na ilha de São Miguel, a energia das baterias dos veículos elétricos será integrada em edifícios nos períodos em que a eletricidade é mais cara, permitindo perceber os impactes desta tecnologia na redução da fatura energética. 

O Governo dos Açores, através da pasta da energia, integra diversos projetos europeus inovadores que têm conduzido ao teste de novas tecnologias e modelos de desenvolvimento sustentável assentes na energia, permitindo a troca de conhecimentos além-fronteiras e a evolução integrada do setor.

© Governo dos Açores | Fotos: SRTMI

Partilhar