22 de Junho 2022 - Publicado há 666 dias, 12 horas e 20 minutos
Produto turístico em Santa Maria com novas oportunidades de negócio associadas ao ciclismo
location Santa Maria

Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional do Turismo apresentou ontem, no Museu de Santa Maria, o projeto de Cycl’in Azores a todo ao 'trade' mariense.

“O investimento na infraestruturação da rede Cycl’in Azoresvem qualificar a oferta na ilha de Santa Maria”, afirmou a Diretora Regional do Turismo, Rosa Costa, acrescentando que assim se “potencia um dos produtos identificados no PEMTA como prioritários para esta ilha“. 

Para além da apresentação da rede de ciclismo criada nas diversas modalidades de BTT enduro, cross country, gravel e estrada, que contou com a presença de várias entidades, entre elas a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto e o Presidente da Associação de Ciclismo dos Açores, teve igualmente lugar uma ação de capacitação direcionada as empresas presentes dos diferentes ramos do setor, como a restauração, rent-a-cars, alojamento e animação turística.

A ação de capacitação evidenciou a existência de condições muito favoráveis para o surgimento de novos serviços e negócios associados ao cycling, e, segundo a Diretora Regional do Turismo, “pretende-se que em torno de uma atividade já praticada por muitos marienses, se consiga criar um produto turístico consolidado".

"Para isso, é importante que os empresários da ilha de Santa Maria saibam igualmente potenciar as condições que estão agora disponíveis para capitalizarem os seus investimentos e diversificarem as suas receitas”, prosseguiu.

Rosa Costa destacou, ainda, a possibilidade de cruzamento de produtos referindo que “Santa Maria poderá oferecer experiências e atividades devidamente estruturadas, conjugando o cicloturismo com outros produtos, como os percursos pedestres, ou mesmo com a vertente cultural, através dos itinerários das Rotas Temáticas nas áreas da baleação, das vinhas e dos vulcões“.

A infraestruturação desta rede de cycling em Santa Maria já se encontra concluída, criando-se a de que as empresas locais possam começar a potenciar este investimento já nesta época de verão.

© Governo dos Açores | Fotos: SRTMI

Partilhar