18 de Maio 2022 - Publicado há 708 dias, 17 horas e 21 minutos
Governo dos Açores lança Campanha Regional de Limpezas Costeiras e Subaquáticas
location Horta

Secretaria Regional do Mar e Pescas

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, e por via da Direção Regional de Políticas Marítimas assinala, no próximo dia 20 de maio, sexta-feira, as comemorações do Dia Europeu do Mar com o início da “Campanha Regional de Limpezas Costeiras e Subaquáticas nos Açores”, estando já previstas 14 limpezas costeiras e duas subaquáticas em toda a região.

À semelhança do ocorrido em anos anteriores, este organismo pretende envolver todos os cidadãos, entidades públicas e privadas, bem como organizações cívicas dos Açores, para a problemática do lixo marinho - uma preocupação que é partilhada por cada vez mais pessoas em todo o mundo.

Esta campanha surge também no âmbito dos objetivos dos projetos Life IP Azores Natura e OceanLit (Interreg Mac), projetos esses de que esta Direção Regional é entidade parceira beneficiária.

Nesse sentido, a Direção Regional de Políticas Marítimas convida todas as entidades, públicas, privadas e a comunidade a participar ou a organizar ações de limpeza costeira ou subaquática na sua ilha, com vista ao alerta da sociedade para esta problemática.

A Direção Regional de Política Marítimas compilará a informação referente a todas as ações de limpeza organizadas neste âmbito e os dados obtidos serão utilizados para responder às exigências de reporte internacional da Região Autónoma dos Açores no contexto da Diretiva-Quadro Estratégia Marinha (DQEM) e da Convenção para a Proteção do Meio Marinho do Atlântico Nordeste (OSPAR), suportando também a definição de macropolíticas de âmbito internacional na área do lixo marinho. A recolha desta informação será assim de extrema importância.

Com vista a melhorar a compatibilização das iniciativas previstas, a Direção Regional de Políticas Marítimas sugere que a organização destas ações seja feita em colaboração com este serviço, devendo as entidades interessadas contatar a DRPM através do e-mail [email protected], enviando informação sobre o evento (data, local e organizador da limpeza).

Para reporte de resíduos recolhidos nas ações de limpeza, os interessados poderão extrair a ficha de registo dedicada e submeter a informação no portal do Governo dos Açores para o lixo marinho em: [email protected].

© Governo dos Açores

Partilhar