14 de Maio 2022 - Publicado há 707 dias e 58 minutos
Presidente do Governo presente na inauguração de novas câmaras de cura da cooperativa Leite Montanha
location Lajes do Pico

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, esteve presente na tarde de sexta-feira, nas Lajes do Pico, na inauguração de duas novas câmaras de cura da Leite Montanha, deixando uma mensagem de confiança pela estratégia da cooperativa na afirmação dos seus produtos pela qualidade e diferenciação.

“O leite pode ser um produto final, mas deve ser, reforçadamente, numa estratégia de futuro, com inovação e modernização, cada vez mais matéria-prima para produtos de valor acrescentado”, falando no potencial do leite, nomeadamente, para o fabrico de queijos.

A cerimónia, tida na sede da cooperativa, contou com a presença, entre outros, do Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, autarcas locais e empresários e agentes do setor agrícola.

Para José Manuel Bolieiro, “qualquer subsidiação” no campo agrícola deve obedecer a uma “estratégia de competitividade” e avançar em “solidariedade com o consumidor”, ao invés de promover uma “paupérrima distribuição de riqueza em toda a cadeia de valor”.

“É verdadeiramente uma subvenção pública a benefício de uma competitividade justa por sermos uma economia ultraperiférica”, considerou ainda o Presidente do Governo, para quem este “recomeço” da Leite Montanha representa um “sentido estratégico” assente na modernização e inovação de produtos lácteos.

As duas novas câmaras de cura, instaladas ao abrigo do PRORURAL+, representaram um investimento de cerca de 270 mil euros, sendo que tal permitiu o desenvolvimento de novos produtos, permitindo assim a diferenciação e a produção produtos com maior valor acrescentado e consequentemente uma melhor valorização da matéria-prima produzida na Ilha do Pico.

Com este investimento, a cooperativa Leite Montanha, além de desenvolver novos produtos, conseguiu potenciar o aumento da quantidade e da qualidade de produtos que já são referência no mercado, como por exemplo o queijo do Pico DOP.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar