5 de Maio 2022 - Publicado há 719 dias, 6 horas e 16 minutos
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas implementa sinalização do PRIS e reforça sinalética dos percursos pedestres no Pico
location Ponta Delgada

Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional do Turismo, está a implementar diversas ações de qualificação, recuperação e valorização de vários percursos pedestres oficialmente homologados e integrados na rede regional, visando a melhoria contínua da respetiva qualidade e segurança.

Em colaboração com a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, através do Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas da ilha do Pico, e em conjunto com os Municípios de São Roque do Pico e de Lajes do Pico foi efetuado o reforço da sinalética de orientação nos percursos pedestres homologados da ilha e implementado a sinalética referente ao PRIS (Plano Rápido de Intervenção e Socorro) em 10 percursos pedestres desta ilha.

O PRIS consiste na implementação de postes numerados e georreferenciados de 500 em 500 m ao longo dos percursos e tem como objetivo criar pontos facilmente identificáveis pelas autoridades de socorro, diminuindo o tempo de ação em situações de resgaste.

Atualmente, a rede de percursos pedestres do Pico conta com 13 trilhos homologados e uma extensão total de 115 km. Foram intervencionados 88 km na implementação do PRIS e todos os percursos pedestres da ilha estão operacionais e abertos à prática do pedestrianismo.

O PRIS prevê também a formação e qualificação das entidades com responsabilidade nas ações de resgate, bem como ações de divulgação junto dos diversos agentes turísticos e população em geral.

Atualmente o PRIS está implementado em seis ilhas: Corvo, Pico, São Jorge, Terceira, São Miguel e Santa Maria.

© Governo dos Açores | Fotos: SRTMI

Partilhar