15 de Abril 2022 - Publicado há 733 dias, 21 horas e 42 minutos
Comunicado SRPCBA - Ponto de situação da crise sismo-vulcânica na ilha de São Jorge
location Velas

Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores

Entre as 00:00 e as 10:00 de hoje foram contabilizados 59 eventos, nenhum dos quais sentido pela população. No dia de ontem foram registados 109 eventos, um deles sentido.

A maioria dos sismos registados até ao momento é de baixa magnitude, facto que evidencia uma origem de natureza tectónica, tendo sido registado, contudo, um sismo de natureza híbrida. Do total de sismos  registados ontem, dois ocorreram junto à freguesia de Rosais, o que indicia, segundo o CIVISA, alguma sismicidade naquela zona.

Nos últimos cinco dias registou-se um incremento da frequência diária entre os 7,5 e os 12 quilómetros. Os últimos registos do trabalho de campo, segundo o CIVISA, não revelaram variações significativas nas componentes geoquímica de gases, nem da deformação crostal.

O Comando Operacional dos Açores mantém o estado de prontidão e prossegue a sua atividade junto da proteção civil. A PSP e a GNR, cujos principais responsáveis participaram pessoalmente no briefing diário de hoje, em Velas, mantêm igualmente os efetivos e os meios deslocados para São Jorge, e asseguram a possibilidade de mobilização de outros meios em caso de necessidade.

No ‘briefing’ de hoje participou também o Presidente do Governo dos Açores, que deixou palavras de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho científico que está a ser desenvolvido no terreno pelo CIVISA, e pelo plano de assistência às populações, coordenado pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

O Presidente do Governo enalteceu também a forma que tem norteado a avaliação desta crise, pelas entidades envolvidas, que considerou serena e fundamentada, apelando a que a população recorra sempre à informação oficial.

Desde o dia 19 de março, até à data de hoje foram registados 28.541 sismos, dos quais 245 sentidos pela população.

O CIVISA mantém o nível de Alerta V4.

Toda a informação relativa à crise sismo-vulcânica pode ser acompanhada e consultada em http://www.ivar.azores.gov.pt/sjorge/Paginas/default.aspx.

© Governo dos Açores

Partilhar