31 de Março 2022 - Publicado há 1135 dias, 19 horas e 40 minutos
Duo Cordibus este sábado em concerto na RTP Açores
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura, em parceria com a RTP Açores, promove este sábado, dia 2 de abril, a partir das 20h30, a emissão de um concerto musical pelo Duo Cordibus, no âmbito da Temporada Cultural 2022. O evento, gravado pela produtora AZOR+, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, templo do Museu de Angra do Heroísmo, apresenta o novo trabalho do agrupamento composto pelos músicos José Sousa e Evandro Meneses.

O projeto é dedicado à viola, em particular, à viola da terra terceirense, instrumento de quinze cordas, com o qual o Duo Cordibus e apresenta um repertório que explora as origens da sua herança musical e da sua própria musicalidade. Além da viola da terra terceirense, o violão, em complemento, será um elemento-chave dos arranjos a interpretar pelos músicos.

José Sousa, nascido em 1972, foi o primeiro terceirense a licenciar-se em guitarra, curso que tirou na Escola Superior de Música de Lisboa. Já tocou, a solo e em música de câmara, em salas como Palácio Foz, Palácio da Independência, Teatro de São Luís e Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Na ilha Terceira, atua em duo com flauta transversal. Em 2008, estreou um quarteto para flauta transversal, trompete, clarinete e guitarra, intitulado “Três Soledades”, do compositor catalão Carles Vals, apresentando-se também a solo e com grupos variados pelas diversas ilhas dos Açores. É professor de guitarra e coordenador do Ensino Artístico na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo.

Evandro Meneses, nascido igualmente na ilha Terceira, em 1996, é licenciado em Guitarra Clássica e Composição Musical, pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com os professores, tendo anteriormente frequentado o Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, tendo sido aluno dos docentes Lázaro Silva, Anabela Albuquerque, José Sousa e Antero Ávila. Em 2018, foi admitido, no Instituto Piaget, no Mestrado em Ensino da Música e, de momento, é professor, compositor e maestro na Filarmónica União Praiense e produtor musical no estúdio: “EM Estúdio”.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.

© Governo dos Açores | Fotos: SRCCTD

Partilhar