29 de Março 2022 - Publicado há 757 dias, 7 horas e 18 minutos
Contributos dos açorianos para o Futuro da Europa serão encaminhados para Bruxelas, anuncia Pedro Faria e Castro
location Praia da Vitória

Subsecretário Regional da Presidência

O Subsecretário Regional da Presidência anunciou hoje, na Praia da Vitória, que o e-book “Fórum: O Futuro dos Açores na Europa” será encaminhado para as instituições da União Europeia, por forma a que se “compreenda melhor os Açores.

“Estes contributos, que resultam dos fóruns realizados, foram compilados num e-book que hoje apresentamos e que será devidamente encaminhado para as instituições europeias”, frisou Pedro de Faria e Castro.

“Com isso, contamos que esta voz dos Açorianos na Europa seja ouvida e que constitua mais um momento de participação ativa de cidadania dos Açorianos, mas que seja também um contributo para que a União Europeia compreenda melhor os Açores”, sublinhou.

Pedro de Faria e Castro falava à margem do lançamento do e-book, que teve lugar no Auditório do Ramo Grande e que contou com a participação do Centro de Informação Europe Direct Açores e com intervenções remotas o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e a Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Na ocasião, foram oficialmente apresentados os contributos recolhidos ao longo das várias sessões temáticas do Fórum, que decorreram no âmbito da participação da Região Autónoma dos Açores na Conferência sobre o Futuro da Europa.

De acordo com o governante, este foi um “momento importante”, na medida em que reflete “o trabalho de um ano no que diz respeito à participação dos Açores na conferência sobre o Futuro da Europa”.

“Organizamos ao longo de todo o ano fóruns setoriais que refletiram a opinião dos Açorianos nos vários setores de intervenção da vida da União Europeia”, explicou.

O “Fórum: O Futuro dos Açores na Europa” teve lugar entre junho de 2021 e janeiro de 2022, com a realização de sete sessões em formato online que contaram com mais de 500 participantes e mais de 101 contributos de açorianos de diversas ilhas, idades e profissões.

Nos debates realizados foram abordados temas como o turismo, a democracia, a juventude e qualificação profissional, o mar e as pescas, a agricultura, a igualdade e o ambiente.

© Governo dos Açores | Fotos: AIC

Partilhar