Reforço de profissionais de saúde garante centro da Calheta, em São Jorge, a funcionar 24 horas por dia, sublinha Presidente do Governo
Presidência do Governo Regional
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou hoje que já foi destacado um reforço de meios para São Jorge, ilha atualmente com uma crise sísmica, de modo que o Centro de Saúde da Calheta funcione, nesta fase, “24 horas sem interrupção”.
Este reforço, anunciou o governante em conferência de imprensa, consiste em quatro médicos, cinco enfermeiros e um psicólogo.
A crise sísmica que se tem vindo a sentir está centrada na localidade de Velas, mas “não existe nenhuma declaração de evacuação” do concelho, exceto para pessoas de mobilidade reduzida e habitantes das fajãs.
“Relativamente às fajãs, o despacho é bem claro. São todas as fajãs e só as fajãs do concelho de Velas. As fajãs toponimicamente assim identificadas. Não se trata de uma questão de orografia, mas sim de toponímia”, acrescentou José Manuel Bolieiro.
O Presidente do Governo acrescentou ainda, no final de uma reunião com a Proteção Civil e o Presidente da Câmara de Velas, Luís Silveira, não haver razões para alterar o nível V4 de alerta vulcânico na ilha de São Jorge.