Centros de Ciência dos Açores passam a ter Patronos
Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital
A Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, procedeu ontem, terça-feira, à entronização dos Patronos dos Centros de Ciência dos Açores, em cerimónia tida no EXPOLAB - Centro de Ciência Viva, na Lagoa.
Em 2021, o Governo Regional lançou o desafio a cada um dos Centros de Ciência dos Açores para que escolhessem um Patrono.
O critério definido para a escolha centrou-se, especificamente, num investigador/cientista que se tenha identificado com o Centro, quer em termos de atividade profissional, quer em termos de notável colaboração na realização das atividades que cada Centro dinamizou ao longo do ano.
A distinção é atribuída aos Patronos selecionados: Eng. João Porto, Observatório Astronómico de Santana Açores; Doutora Helen Rost Martins, Observatório do Mar dos Açores; Doutor Duarte Toubarro, Observatório Microbiano dos Açores; Professor Doutor Frias Martins, EXPOLAB; Professor Doutor Victor Hugo Forjaz, Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores; e Doutor Eduardo Brito de Azevedo, Observatório do Ambiente dos Açores.
A rede de Centros de Ciência dos Açores é uma estrutura criada pelo Governo dos Açores que agrega diversos espaços de divulgação científica. Para além dos objetivos comuns de promoção da cultura científica, em diferentes áreas do conhecimento, liga-os o caráter interativo e de abertura à comunidade.