15 de Março 2022 - Publicado há 155 dias, 20 horas e 57 minutos
Secretaria Regional do Mar e Pescas promove formação sobre gestão de praias através do projeto ABACO
location Horta

Secretaria Regional do Mar e das Pescas

A Secretaria Regional de Mar e Pescas, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, está a promover uma ação de formação intitulada “Aplicação da norma ISO 13009 à praia de Porto Pim”, que está a decorrer de forma online, devido à pandemia por covid-19, tendo arrancado no dia 10 de março e prosseguindo hoje e na quinta-feira, num total de 20 horas.

A norma ISO 13009:2015 é uma ferramenta internacional que visa a sustentabilidade e qualidade da operacionalização das zonas balneares.

O objetivo desta norma é ajudar os operadores de praias a tomarem decisões mais bem informadas sobre a gestão das praias pelas quais são responsáveis, usando uma abordagem consistente baseada nas melhores práticas.

Além da organização geral da praia, esta norma inclui outros aspetos importantes, tais como educação e informações sobre segurança, sinalização, acessos, zonamento, supervisão, resgate, qualidade da água e instalações de praia.

A ação formativa é ministrada pela empresa sedeada nos Açores ‘For Excellence’, atendendo à sua experiência na prestação de serviços em certificação ISO, que inclui a consultoria prestada ao Município da Ribeira Grande na aplicação da referida norma em zonas balneares daquele concelho.

No âmbito do projeto ABACO, pretende-se avançar com o caso de estudo da praia de Porto Pim, na ilha do Faial. O primeiro passo é capacitar os técnicos e chefias da Direção Regional dos Assuntos do Mar, bem como de outras entidades que têm colaborado na praia de Porto Pim, no âmbito do programa Bandeira Azul, tais como a Delegação de Saúde da Horta, a Câmara Municipal da Horta, o Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas do Faial e a Capitania do Porto da Horta.

Esta é mais uma iniciativa do projeto Interreg ABACO – Melhoria da qualidade das águas balneares e costeiras da Macaronésia – desenvolvido pelos arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.

Na região, a entidade parceira é a Direção Regional do Assuntos do Mar, da Secretaria Regional do Mar e das Pescas. Mais informações estão disponíveis em www.aguasbalneares.azores.gov.pt

© Governo dos Açores

Partilhar