Artur Lima reconhece que imigrantes brasileiros “enriquecem” os Açores
Vice-Presidência do Governo Regional
O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, reconheceu ontem que os 800 cidadãos brasileiros que residem atualmente nos Açores “enriquecem” a sociedade açoriana, acrescentando-lhe um “contributo social, económico e cultural determinante para o desenvolvimento regional”.
Artur Lima falava no II Encontro Açores-Brasil, que decorreu, em Angra do Heroísmo, e que contou com a presença dos Conselheiros da Diáspora Açoriana eleitos pelos círculos do Brasil e com associações de imigrantes.
“Se numa primeira fase, fomos nós, açorianos, a ir ao encontro do Brasil, integrando a epopeia que foram os Descobrimentos Portugueses, com o passar dos séculos, foram os brasileiros que procuraram o arquipélago, representando, atualmente, a nacionalidade com mais expressão nas nossas ilhas”, frisou.
Dirigindo-se aos conselheiros, o governante referiu que o apoio destes “será determinante para que a proximidade e o bom relacionamento entre as duas partes do Atlântico possam perdurar no tempo”.
“Temos a intenção clara de reconhecer a importância histórica deste relacionamento, mas queremos mais do que isso. Queremos aproveitar para, conjuntamente, enfrentar os desafios que o presente nos coloca”, afirmou.
O II Encontro Açores – Brasil, organizado pela Vice-Presidência do Governo, através da Direção Regional das Comunidades, teve como objetivo reconhecer a importância e valorizar a cooperação do primeiro destino da emigração açoriana e da maior comunidade imigrada na região, tendo contando com um painel dedicado aos “Açorianos no Brasil” e outro dedicado aos “Açorianos no Brasil”.