23 de Fevereiro 2022 - Publicado há 785 dias, 11 horas e 45 minutos
Presidente do Governo recebeu coordenadora do projeto “Marinheiros da Esperança”
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu na terça-feira em audiência a coordenadora do projeto “Marinheiros da Esperança”, que congrega serviços educativos de pediatria de hospitais públicos de Portugal, Espanha e Itália, através das histórias da Circum-navegação.

Na ocasião, o governante assinou o "Diário de Bordo", uma criação da artista italiana Margherita Michelazzo em homenagem a Pigafetta, o principal cronista da expedição de Magalhães.

As crónicas de Pigafetta inspiraram as crianças internadas nos desenhos alusivos à Primeira Viagem de Circum-navegação, incluídos no livro "Marinheiros da Esperança, na rota de Magalhães e Elcano", editado em Portugal, Espanha e Itália.

O projeto “Marinheiros da Esperança” foi já condecorado, nomeadamente pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas, que valorizou a “elevada competência, abnegação e extraordinário desempenho” da coordenadora Ana Príncipe “no desenvolvimento de programas pedagógicos para crianças internados em serviços de pediatria do Serviço Nacional de Saúde”.

Com o projeto "Marinheiros da Esperança", Ana Príncipe e a sua equipa defendem que a ocupação do tempo em atividades pedagógicas, entre tratamentos, das crianças internados em serviços de pediatria, melhora os seus conhecimentos e atenua a ansiedade que estas situações geram.

José Manuel Bolieiro prestou também reconhecimento à causa da Fundação Juegaterapia, cuja embaixadora em Portugal é Ana Príncipe, entidade que apoia crianças em tratamento oncológico, dotando-as de ferramentas que promovam a brincadeira, humanizando o ambiente hospitalar.

Como homenagem a todas as crianças com doenças oncológicas, a Fundação Juegaterapia criou os Baby Pelones, bonecos que se tornaram um símbolo da luta contra o cancro infantil, que são inspirados por crianças que lutam contra o cancro e que estão à venda em diversas lojas em Portugal.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar