16 de Fevereiro 2022 - Publicado há 735 dias, 16 horas e 15 minutos
Presidente do Governo saúda investimento da Conseran em nova fábrica de conservas no Pico
location Madalena

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que o investimento da Conseran numa nova fábrica de conservas na ilha do Pico é feito com “visão estratégica” e representa para a região um “valor acrescentado” em diferentes níveis.

“Acreditamos no potencial da nossa geografia no que diz respeito à economia do mar. Como dizia Vitorino Nemésio, tão importante como a história é a nossa própria geografia, e nunca tão pertinente foi esta observação”, defendeu hoje o governante.

José Manuel Bolieiro falava no lançamento da primeira pedra da nova fábrica de conservadas Conseran, situada na freguesia das bandeiras, na Madalena do Pico.

O governante lembrou que os Açores são para a economia do mar território de “relevância estratégica” no “contexto europeu e mundial”, devendo a região continuar a procurar a plena sustentabilidade em áreas como a economia, o ambiente ou matérias sociais.

“Quero em nome da cidadania dar-lhe uma saudação especial e um sinal de confiança”, declarou ainda o Presidente do Governo, dirigindo-se ao gerente da Conseran, José Freitas.

“Esta aposta, abrindo um novo ciclo, não só na ilha do Pico, mas na economia dos Açores e na economia do mar, faz-me reconhecer a sua visão estratégica”, concretizou.

No evento de hoje estiveram também presentes, entre outros, a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, o Secretário Regional do Mar e Pescas, Manuel São João, o Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas, e o Presidente da Câmara da Madalena, município em que a obra se insere, José António Soares.

O projeto para a nova fábrica na ilha do Pico está orçamentado em cerca de 15 milhões de euros, deverá potenciar a criação de mais de 100 postos de trabalho e é estimável que esteja concluído num prazo de um ano.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar