14 de Fevereiro 2022 - Publicado há 853 dias, 20 horas e 50 minutos
Temporada Cultural 2022 com programação definida até maio
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura, apresenta a programação para os primeiros quatro meses da Temporada Cultural 2022. Uma iniciativa que pretende dar a conhecer os artistas açorianos, promovendo a sua formação e trazer aos Açores artistas nacionais de reconhecido mérito.

Devido à atual situação pandémica e respeitando as orientações da Direção Regional de Saúde, a programação da Temporada Cultural 2022, entre fevereiro e maio, consistirá na apresentação semanal de um evento na RTP Açores, gravado em parceria com produtoras locais, sempre que possível no espaço dos Serviços Externos da Direção Regional da Cultura e com posterior difusão através das redes sociais da mesma.

Os eventos decorrerão em todas as ilhas e nestes primeiros quatro meses, serão realizados por artistas residentes com trabalhos originais.

No dia 19 de fevereiro, o cantador jorgense Bruno Oliveira apresentar-se-á, acompanhado por Jorge Sebastião e os tocadores Agostinho Azevedo (bandolim), Joelma Sequeira (violão) e Luís Brasil (viola da terra), em concerto gravado no Centro Cultural da Calheta.

Ainda em fevereiro, com emissão no dia 26, subirá ao palco do Teatro Angrense o Teatro de Variedades do Porto Judeu. O grupo, que conta com cerca de 40 elementos, interpretará, sketches humorísticos da autoria de Roberto Borges, intercalados com números de canto e dança.

No dia 5 de março, o agrupamento ComCordas, constituído por sete músicos graciosenses, apresentam-se, em concerto gravado no Centro Cultural da Graciosa. Dia 12, será emitido um espetáculo comemorativo do Dia Internacional da Mulher, no qual a Marés – Associação Cultural da ilha do Faial convida quatro músicos. A gravação do evento decorrerá na Fábrica da Baleia.

A 19 de março, o Duo Cordibus, formado por Evandro Meneses e José Sousa, apresentará o seu mais recente trabalho, dedilhando a viola da terra terceirense e o violão em concerto gravado no espaço da Igreja de Nossa Senhora da Guia. A programação de março terminará no dia 26, na Candelária, com cantigas ao desafio, com Paulo Miranda, recentemente vencedor do concurso “Cantares ao Desafio” do programa Praça da Alegria e José Santos.

Com emissão a 2 de abril, o terceirense João da Ilha apresentará, na Casa do Jardim, “música do Atlântico”. Por sua vez, João Moniz, vencedor do concurso nacional “One Step 4 Music Fest”, apresentará um espetáculo no dia 9, gravado na Igreja do Colégio. No dia 16, a Biblioteca de Santa Maria, é palco de um concerto gravado pelo agrupamento mariense Ronda da Madrugada e a 23 de abril, no espaço do Salão Nobre da Câmara Municipal da Praia da Vitória, será emitido um concerto pela fadista terceirense Vera Brasil, que lançou recentemente o CD “Encantos”.

No dia 30, será apresentado, a partir do Auditório Municipal da Madalena do Pico, um concerto comemorativo do 25 de Abril. Esta será um espetáculo acústico, constituído por repertório de Zeca Afonso, e será interpretado por Filipe Fonseca e oito músicos de várias ilhas.

O Teatro Ribeirgrandense será palco, dia 7 de maio, de um concerto gravado dos The Code. O “SerDança” – Estúdio de Ballet e Contemporâneo e ainda “A Sala”, grupo de teatro residente do Museu de Angra do Heroísmo são os nomes que completam a programação de maio, e apresentar-se-ão a 21 e 28, embora ainda não estejam confirmados os espetáculos nem os locais de gravação.

A Direção Regional da Cultura informa que a programação está sujeita a alterações e informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.

© Governo dos Açores | Fotos: SRCCTD

Partilhar