20 de Janeiro 2022 - Publicado há 827 dias, 4 horas e 50 minutos
Biblioteca de Angra do Heroísmo promove Palestra “Além da escrita…”
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Luís da Silva Ribeiro, promove a 28 de janeiro, pelas 18h00, a realização da palestra “Além da escrita… O papel como suporte: o segredo da sua fabricação”.

Nesta palestra, além do percurso histórico do papel, serão apresentados os diversos elementos que compõem este suporte da escrita, assim como as tintas utilizadas no registo de factos ocorridos. O papel, inventado na China, e aperfeiçoado ao longo dos séculos, viu a sua procura aumentada com a invenção da imprensa, implicando a criação de moinhos papeleiros por toda a Europa, e obrigando os fabricantes a uma produção de papel com características físico-mecânicas mais otimizadas.

Integrada na “Exposição Teotónio de Ornelas: O Latifundiário Liberal”, patente na instituição em Angra do Heroísmo, a palestra conta com a participação dos oradores Anahí Riera e João Félix.

Nascida em Palma de Maiorca (Espanha), Anahí Meyer Riera é licenciada em História da Arte, pela Universidade das Ilhas Baleares; graduada, como técnica superior de Conservação e Restauro, na Escola Superior de Conservação e Restauro de Bens Culturais da Catalunha, e Mestre, com menção honorífica em Preservação da Arte Contemporânea, na especialidade de obra sobre papel, pela Universidade Complutense de Madrid. Desenvolve projetos na área da preservação do património cultural em diversos países dos continentes europeu e americano, dedicando-se, desde 2011, à conservação de papel e do livro antigo.

João Félix Lima da Silva é natural da ilha Terceira e neto do poeta Emanuel Félix, de quem recebeu o gosto pela literatura, frequentou o curso de Línguas, Literaturas e Culturas, variante de Estudos Ingleses e Franceses, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É técnico superior desde 2013, na Biblioteca Luís da Silva Ribeiro, onde exerce funções na Divisão de Arquivo.

A participação nesta palestra decorre mediante inscrição prévia, através do número de telefone 295 401 000, ou através de e-mail com o nome e contacto para: [email protected]. (inscrições limitadas).

A Direção Regional da Cultura informa, que estes e outros eventos, estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.

© Governo dos Açores | Foto: SRCCTD

Partilhar