14 de Dezembro 2021 - Publicado há 863 dias, 19 horas e 28 minutos
Vice-Presidência do Governo assinala Dia das Migrações na Praia da Vitória
location Ponta Delgada

Vice-Presidência do Governo Regional

O Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, vai comemorar o Dia Internacional das Migrações, no próximo sábado, 18 de dezembro, com a realização de diversas atividades públicas na cidade da Praia da Vitória, ilha Terceira.

No dia anterior e no próprio dia, reunirá pela primeira vez a Rede Regional de Contatos Municipais para as Migrações, que pretende complementar os serviços presenciais de atendimento público que são prestados pela Direção Regional das Comunidades nas cidades de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.

Este seu primeiro encontro, de caráter formativo, visa capacitar um ponto de contato em todos os municípios da Região Autónoma dos Açores, por forma a disponibilizar um apoio informativo mais próximo e eficaz que contribua para o acolhimento e a integração dos cidadãos migrantes na sociedade açoriana.

Ao mesmo tempo, a Vice-Presidência do Governo vai editar e apresentar o Guia do (I)Migrante, um roteiro de informações úteis para os cidadãos estrangeiros que pretendam residir e trabalhar nos Açores.

O programa das comemorações de dia 18 inicia-se com uma sessão no salão nobre dos Paços do Concelho da Praia da Vitória, às 16h00. Esta sessão constitui o encerramento do encontro de instalação da Rede Regional de Contatos Municipais para as Migrações e destina-se a proceder à apresentação pública do “Guia do (I)Migrante”, editado em roteiro impresso, em página Internet e em aplicação.

Pelas 17h00, dá-se o arranque da “Caminhada pela Interculturalidade”, aberta à livre participação do público em geral. A caminhada tem início na Praça Francisco Ornelas da Câmara, junto aos Paços do Concelho, e termina na “Aldeia de Natal”, na tenda instalada na marina da Praia da Vitória, local onde se desenvolve a restante programação deste evento.

Segue-se a “Festa da Interculturalidade”, que inclui um Concerto Multicultural agendado para as 18h00, com atuação da banda Jaime Goth Trio, composta por Cabo-Verdianos e Açorianos, residentes nas ilhas de São Miguel e do Faial.

Haverá ainda lugar para uma “Prova de Sabores do Mundo”, promovida em parceria com a AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores, onde será possível degustar, a partir das 12h00, as principais iguarias típicas de Angola, Cabo Verde, Brasil, Cabo Verde, Rússia e Venezuela.

Simultaneamente, decorre uma “Mostra de Artesanato”, organizada pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, na qual participam artesãos residentes na ilha Terceira, alguns dos quais provenientes de outros países.

Será disponibilizado transporte para os interessados que queiram participar nestas iniciativas, num limite máximo de 50 pessoas, nos percursos Angra do Heroísmo - Praia da Vitória, pelas 16h15 (junto ao tribunal), e Praia da Vitória - Angra do Heroísmo, às 21h30 (na tenda junto à marina).

Estas comemorações visam a promoção do bom relacionamento e de um melhor entendimento entre os diferentes povos e culturas que residem na Região, fomentando a interculturalidade e homenageando o percurso de vida de todos os migrantes.

As comemorações regionais do Dia do Migrante são organizadas pela Vice-Presidência do Governo dos Açores / Direção Regional das Comunidades, realizam-se no âmbito do projeto europeu REGIN – Regions for Migrants and Refugees Integration, financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração da União Europeia,  e decorrem em parceria com a Câmara Municipal da Praia da Vitória e com a Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA).

O Dia Internacional dos Migrantes foi proclamado no ano 2000 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, assinalando-se anualmente a 18 de dezembro com o objetivo de sensibilizar a comunidade internacional para a defesa dos direitos dos migrantes em todo o mundo.

© Governo dos Açores | Fotos: DRCom

Partilhar