6 de Dezembro 2021 - Publicado há 843 dias, 10 horas e 19 minutos
Faria e Castro sublinha importância do Atlântico para as relações externas da Europa
location Funchal

Subsecretário Regional da Presidência

O Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, considerou hoje, no Funchal, que o Atlântico “é essencial para o relacionamento da União Europeia com as Américas e com África”.

“Nós, regiões ultraperiféricas atlânticas, atribuímos uma dimensão geoestratégica ímpar à  Europa, contribuindo para o cumprimento dos objetivos da União e potenciando as políticas comuns” afirmou o governante, destacando “o mercado único e a sua vertente de relacionamento com os países terceiros, mas também a dimensão ambiental – dramaticamente urgente e prioritária – e a política de segurança e defesa” como exemplos disso.

Pedro de Faria e Castro  sublinhou que são ultraperiféricos “porque penalizados por uma série de fatores que dificultam a integração plena nas políticas da União”, daí o facto de o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia reconhecer o direito a uma “diferenciação positiva” através do artigo 349.º, mas também são “centrais porque garantes de uma presença territorial europeia em pleno Atlântico”, frisou.

Para o Subsecretário Regional, que falava na sessão de abertura da 2.ª Conferência da Macaronésia dedicada ao tema “Crise pandémica, mobilidade e o futuro do turismo na Macaronésia: Transição ecológica e digital”,  que decorre no âmbito do Projeto INTEGRA, este projeto é “mais um instrumento que a União Europeia disponibiliza para fortalecer a integração dos espaços com interesses comuns”.

“Os Açores, a Madeira e as Canárias são Regiões insulares ultraperiféricas da União. Cabo Verde é um Estado soberano insular. Partilhamos a proximidade, mas também desafios comuns. Só vejo vantagens no reforço do nosso relacionamento. E a União Europeia compreende isso”, afirmou ainda o titular da pasta das Relações Externas.

Na sua intervenção, Faria e Castro disse esperar que, “através da perspetiva de cada uma das realidades insulares”, todos possam juntos ultrapassar os “constrangimentos vividos e encontrar soluções para o turismo a nível local, regional, nacional e internacional”.

A 1.ª Conferência da Macaronésia subordinada ao tema dos Transportes e ao seu impacto no desenvolvimento sustentável destas quatro regiões – Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde – realizou-se nos Açores, em abril de 2021, em formato ‘online’.

O Projeto INTEGRA (Programa de Integração de Mercados e Desenvolvimento Económico e Social Regional da Macaronésia) insere-se no Programa de Cooperação Territorial INTERREG MAC 2014-2020 e pretende fortalecer a cooperação institucional entre as regiões da Macaronésia, através do desenvolvimento de uma estratégia conjunta em diversas áreas de desenvolvimento económico, social e cultural.

© Governo dos Açores | Fotos: SSRP

Partilhar