23 de Novembro 2021 - Publicado há 884 dias, 3 horas e 45 minutos
Governo dos Açores avança com processo de reestruturação dos Centros de Processamento de Resíduos, assegura Alonso Miguel
location Horta

Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, adiantou na terça-feira, no Faial, que o Governo dos Açores vai avançar com o processo de reestruturação dos Centros de Processamento de Resíduos, para adaptação para adaptação ao processo de compostagem da recolha seletiva de orgânicos, através de um investimento de 2,85 milhões de euros no próximo ano. 

No que concerne à “operacionalização das medidas instituídas para a promoção de uma melhor qualidade ambiental, é essencial referir o investimento consagrado para a melhoria da gestão de resíduos e para o fomento da economia circular”, garantiu Alonso Miguel. 

Durante a sua intervenção no debate parlamentar do Plano e Orçamento de 2022, o governante salientou que “importa destacar a elaboração do Roteiro de Economia Circular Regional” que representará um instrumento decisivo na definição dos objetivos estratégicos a concretizar em nome de uma “Região mais preparada e capacitada para uma economia sustentável e circular”.

Para o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, este “Plano de Investimentos confirma um novo paradigma das políticas públicas, que começou com a apresentação do plano de investimentos de 2021”.

O Plano de investimentos da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas para 2022 assume “pilar fundamental e transversal da ação governativa para o desenvolvimento sustentável da Região”, valorizou.

Referindo-se ainda ao Plano de Investimentos, o governante acentuou que é um “compromisso de um Governo responsável que, no espaço de apenas um ano, foi capaz de construir um novo ciclo de progresso e desenvolvimento, que a cada dia se consolida e se torna mais visível em todas as ilhas”.

Com uma dotação de aproximadamente de 27,5 milhões de euros, “este é o maior plano de investimentos dos últimos oito anos e um dos maiores de sempre” da Autonomia, “no domínio do Ambiente”, com um aumento de cerca de 8,5 milhões de euros em relação a 2021, salientou. 

No âmbito das competências e atribuições da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, o Plano de Investimentos reafirma a “importância do combate às alterações climáticas, da preservação do património natural, da promoção da qualidade ambiental, da gestão eficiente dos recursos hídricos e de um adequado ordenamento do território”, enfatizou.

No que diz respeito aos impactos futuros das alterações climáticas, segundo o Secretário Regional, a adaptação é um propósito que deve “nortear as políticas públicas ambientais, em nome do presente e do futuro das nossas gentes, da nossa economia e do nosso património natural”. 

Já a propósito, do Projeto LIFE IP CLIMAZ, com um investimento previsto de cerca de 3,5 milhões de euros para 2022, Alonso Miguel assegurou que o Governo Regional continuará a executar como um “instrumento fundamental na operacionalização das necessárias respostas para a adaptação aos efeitos das alterações climáticas, ao mesmo tempo que dará também início a novos investimentos”.

 “Estamos certos do trabalho que estamos a realizar”, realçou Alonso Miguel, prosseguindo que “o caminho do futuro se constrói com convicção”.

“O nosso compromisso é servir os Açores e os Açorianos.”, concretizou.

Nota relacionada: Intervenção do Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas

© Governo dos Açores | Foto: MM

Partilhar