28 de Outubro 2021 - Publicado há 911 dias, 13 horas e 20 minutos
Secretaria Regional das Obras Públicas e Comunicações promove formação “Ondas no Oceano - Extremos e Análise Espectral”
location Ponta Delgada

Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

A Secretaria Regional das Obras Públicas e Comunicações, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), promove hoje e amanhã, nas suas instalações, uma ação de formação sob a designação “Ondas no Oceano- Extremos e Análise Espectral”.

Os interessados poderão frequentar a formação presencialmente ou remotamente.

Mundialmente, o aumento das trocas comerciais e a náutica de recreio obrigaram à expansão portuária, levando ao aparecimento de novos portos e marinas, bem como à melhoria dos existentes, expansão e manutenção. 

Assim, é clara a crescente importância assumida, em múltiplos aspetos, pelos portos e marinas, o que tem determinado que a engenharia portuária, ramo relevante da Engenharia Civil, seja atualmente considerada área de atividade de grande importância. 

As obras marítimas são estruturas sobre as quais se assume grande risco na fase de projeto devido ao grau de incerteza associado às solicitações a que estão expostas e às características dos materiais utilizados na sua construção.

A ação de formação sobre “Ondas no Oceano-Extremos e Análise Espectral” cobre as técnicas para a aquisição de dados e caracterização da agitação marítima em águas profundas, fora da plataforma continental, onde a agitação não é influenciada pelo fundo marinho. 

É a partir do conhecimento da agitação marítima no oceano que se saberá como é junto à costa, e nos locais onde se localizam as infraestruturas.

A ação de formação será lecionada pelo Professor António Trigo Teixeira, da Universidade de Lisboa, ao nível das unidades curriculares dos cursos de engenharia.

Neste sentido, esta formação pretende contribuir para a solidificação da formação dos técnicos e profissionais, em particular, todos os que estão ligados à conceção, construção, gestão ou administração de infraestruturas costeiras e portuárias.

Esta formação será repartida em dois dias, somando uma duração total de 12 horas, e enquadra-se nas ações de atualização de competências promovidas no Plano de Divulgação do conhecimento Científico e Tecnológico (PDCCT) programado para 2021, pelo LREC, no âmbito das atribuições de divulgação do conhecimento.

© Governo dos Açores

Partilhar