15 de Outubro 2021 - Publicado há 894 dias, 17 horas e 56 minutos
Apoio a pastagens biodiversas publicado em portaria
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural

Acaba de ser publicada, em Jornal Oficial, a portaria que regulamenta o regime dos apoios a conceder à aquisição de sementes de leguminosas destinadas ao melhoramento das pastagens, para a alimentação animal.

Para o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, “este apoio visa promover a existência de pastagens biodiversas, o que permite ganhos económicos, socias e ambientais”.

Por outro lado, entende o governante, “a portaria contribui para sustentar a bovinicultura nos Açores baseada na pastagem, permitindo uma melhor promoção da excelência dos produtos básicos açorianos, designadamente o leite e a carne”.

Desta forma, o Governo Regional dos Açores assume “uma posição na dianteira da sustentabilidade dos recursos naturais e dos agroalimentos nos Açores”, sustenta António Ventura, ao mesmo tempo que “assegura aos consumidores produtos naturais e de perspetiva geracional, ou seja, garante o futuro agroprodutivo Açoriano”.

É de salientar, ainda, que este apoio se enquadra na prossecução dos objetivos estabelecidos pela Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural para a promoção da autossuficiência alimentar animal, através da redução do uso de pesticidas, fertilizantes e agentes antimicrobianos bem como, na promoção da diversidade biológica dos recursos genéticos vegetais e animais, na conservação do solo e da água, à redução das emissões de gases com efeito de estufa e aumento da fixação de carbono.

© Governo dos Açores | Fotos: JF

Partilhar