12 de Outubro 2021 - Publicado há 899 dias e 34 minutos
Vice-Presidência do Governo promove Encontro Açores-Brasil
location Ponta Delgada

Vice-Presidência do Governo Regional

A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, promove um Encontro Açores-Brasil, no dia 14 de outubro, quinta-feira, em Ponta Delgada, destinado a uma partilha de testemunhos entre Açorianos no Brasil e Brasileiros nos Açores.

O evento, presidido pelo Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, dará a conhecer os testemunhos das instituições da Região e do Brasil que trabalham nas áreas da preservação da identidade Açoriana em vários estados brasileiros e na inclusão dos nacionais desse país sul americano nos Açores.

Esta sessão tem lugar no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, e será transmitida em direto na página oficial da Direção Regional das Comunidades na rede social Facebook, a partir das 17h00 dos Açores, menos quatro horas no Brasil.

O primeiro painel, dedicado aos “Açorianos no Brasil”, conta com a intervenção de Rui Faria, presidente da Associação dos Emigrantes Açorianos (AEA), e com a partilha dos testemunhos dos representantes das Casa dos Açores sediadas no Brasil, nomeadamente, Fernando Fagundes (Rio de Janeiro), António Arruda (São Paulo), Orlando Silva (Bahia), Sérgio Luiz Ferreira (Santa Catarina), Viviane Hunter (Rio Grande do Sul) e Paulo Matos (Maranhão).

Os contributos para o segundo painel, com o tema “Brasileiros nos Açores”, estarão a cargo de Leoter Viegas, vice-presidente da Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA), de Inésia Pontes, diretora executiva da CRESAÇOR/Gabinete de Apoio a Migrantes, e de Jairo Silva, presidente da Associação dos Imigrantes Brasileiros nos Açores (ASIBA).

O Brasil foi o primeiro destino da emigração açoriana, há mais de 400 anos, e é a nacionalidade estrangeira mais representativa da imigração nos Açores, com mais de 800 cidadãos brasileiros oficialmente residentes nas diferentes ilhas.

© Governo dos Açores | Fotos: DRCom

Partilhar