6 de Outubro 2021 - Publicado há 933 dias, 1 horas
Açores com 22.287 atletas federados em 2020
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

A Secretaria Regional da Saúde e Desporto, através da Direção Regional do Desporto, divulga hoje os dados mais recentes da demografia associativa dos Açores, os quais somam 22.287 atletas federados no ano de 2020, na Região, num universo de 46 modalidades, diminuindo quer no número de praticantes federados, quer no número de modalidades praticadas.

Esta redução de 529 praticantes, em relação aos 22.816 atletas federados no ano de 2019, deveu-se essencialmente ao período pandémico que se iniciou no primeiro terço de 2020 e que impossibilitou o normal desenvolvimento da atividade desportiva nos Açores.

De acordo com os dados referentes à demografia associativa do ano passado, agora divulgados pela Direção Regional do Desporto (DRD), competiram 15.329 atletas em masculinos (68,78%) e 6.958 em femininos (31,22%), sendo esta percentagem da participação feminina a mais significativa registada nos anos em análise.

Os escalões de formação representam a larga maioria, com 75,63% dos praticantes federados, perfazendo um total de 16.855.

A taxa de participação absoluta (relação entre o número de praticantes federados e o número total da população) é de 9,18%, o que representa um valor muito significativo no contexto nacional.

A taxa de participação desportiva potencial (calculada sobre a população residente, da faixa etária entre os 6 e 34 anos) foi de 25,11%, diminuindo em relação ao ano de 2019.

Por outro lado, registaram-se 1.029 treinadores em atividade federada na Região, sendo que o número total de árbitros/juízes atingiu os 1.121.

Já os dirigentes federados nos Açores, em 2020, representam um número global de 1.501.

A Direção Regional do Desporto disponibiliza no Portal do Governo dos Açores (https://www.azores.gov.pt/PortalAzoresgov/external/portal/drd_demografia_federada/2020/index.html) os dados relativos à demografia associativa das épocas desportivas 2019-20 ou 2020, de acordo com o limite temporal de referência estabelecido para cada uma das modalidades.

A Demografia Federada corresponde à sistematização, tratamento e apreciação de um conjunto de elementos caraterizadores da situação do desenvolvimento desportivo dos Açores, no contexto do desporto federado.

São apresentados dados relativos aos praticantes desportivos, treinadores, árbitros e juízes, dirigentes e outros agentes, quer no global da Região, quer nas diferentes ilhas, tendo por referência a sua população, bem como um conjunto de textos de apreciação geral que apresentam também uma visão evolutiva da situação.

A publicação disponibiliza ainda elementos de caraterização para cada modalidade no contexto global da sua dimensão nos Açores, apresentando os elementos no respeito pela proporção mais representativa da realidade arquipelágica, a dimensão de ilha.

A metodologia de recolha utilizada passa sistematicamente pelo fornecimento dos dados por parte das diferentes estruturas associativas regionais de cada modalidade e sua aferição pelas respetivas federações.

A DRD pretende, deste modo, continuar a contribuir para uma melhor caraterização do desporto nos Açores, possibilitando tomadas de decisão, quer por parte da administração regional, quanto aos objetivos assumidos no Programa de Governo, quer por parte dos restantes intervenientes no processo de desenvolvimento desportivo.

© Governo dos Açores | Fotos: SRSD

Partilhar