4 de Outubro 2021 - Publicado há 934 dias, 13 horas e 18 minutos
Presidente do Governo deixa mensagem de gratidão a D. João Lavrador na despedida do Bispo dos Açores
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, deixou hoje uma mensagem de gratidão ao percurso na Região do bispo D. João Lavrador, dizendo que este soube “compreender bem a realidade e as tradições” do povo.

“Foi bom ter D. João Lavrador” nos Açores, destacou José Manuel Bolieiro, falando no final de uma audiência ao bispo, que em breve abandonará a Região rumo a Viana do Castelo.

D. João Lavrador, sublinha o Presidente do Governo, “compreendeu bem a realidade e as tradições” do povo “associadas à Igreja e à devoção religiosa da Açorianidade”, e teve sempre também uma boa leitura no que diz respeito à Diáspora.

“A sua partida não será uma ausência”, concretizou o governante, que lançou o apelo a que seja continuado o legado do bispo, mantendo-se o Governo Regional disponível para aportações resultantes do “saber adquirido” do bispo após quase seis anos nos Açores.

D. João Lavrador foi nomeado recentemente como novo bispo diocesano de Viana do Castelo.

D. João Lavrador, 39.º bispo de Angra, liderou a diocese insular durante cinco anos, menos um do que os que esteve a residir na região, primeiro como bispo coadjutor e depois como bispo titular.

O responsável nasceu a 18 de fevereiro de 1956 em Mira, diocese de Coimbra, ao serviço da qual foi ordenado padre, em 1981.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar