29 de Setembro 2021 - Publicado há 937 dias, 10 horas e 6 minutos
Açores aliviam mais restrições face à evolução do processo de vacinação contra a covid-19
location Horta

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Com mais de 80% da população vacinada contra a covid-19, os Açores aliviam hoje algumas as medidas restritivas que pendiam essencialmente sobre estabelecimentos de restauração e bebidas e sobre a entrada de passageiros na Região.

O anúncio foi feito esta manhã no Faial pelo Secretário Regional da Saúde e Desporto.

Clélio Meneses adiantou que “os estabelecimentos de restauração e bebidas” deixam agora “de ter restrições de horário, de lotação ou do número de pessoas por mesa”.

De igual modo, “o acesso a estabelecimentos com espaço de dança far-se-á mediante apresentação de certificado digital ou comprovativo de teste negativo”, referiu.

Clélio Meneses disse ainda que “os eventos culturais, recreativos e desportivos mantem a lotação de 3/4 da respetiva lotação, mas é possível agora que essa lotação seja ultrapassada, de acordo com o plano de contingência a apresentar para aprovação da Autoridade de Saúde”.

O governante revelou, por outro lado, que a entrada de passageiros na Região “fica agora sujeita à apresentação de certificado digital da União Europeia, certificado da Organização Mundial de Saúde ou qualquer outro de países terceiros que em regime de reciprocidade também aceitem os certificados nacionais”.

Ainda em relação a entradas na Região, Clélio Meneses acrescentou que passa a ser possível entrar nos Açores com teste antigénio negativo realizado nas 48 horas anteriores ao embarque.

O Secretário Regional da Saúde e Desporto confirmou a caducidade, “a partir de outubro”, das convenções com laboratórios nacionais para pagamento de testes de despiste à covid-19.

Quanto ao uso da máscara, que entretanto deixou de ser obrigatória em espaços exteriores, por via de uma decisão que decorre da Assembleia da República, Clélio Meneses foi perentório: “Quando chegarmos aos 85%, ou uma percentagem inferior, de acordo com uma leitura conjugada e consolidada que garanta a proteção das pessoas quer ao nível da incidência de casos quer ao nível de internamentos, quer ao nível de óbitos,  determina-se o levantamento das medidas restritivas que ainda existem”.  

Clélio Meneses referiu que os internamentos na Região “são quase exclusivamente de pessoas não vacinadas” e adiantou que o posto móvel de São Miguel começou ontem a funcionar “com o objetivo de elevar o nível de vacinação em naquela ilha”.

O titular da pasta da Saúde e Desporto anunciou também que nos Açores passam a existir três níveis de risco: baixo, médio e alto risco “sendo que nos Açores, todas as ilhas se encontram em baixo risco”.

© Governo dos Açores | Fotos: SRSD

Partilhar