19 de Setembro 2021 - Publicado há 950 dias, 6 horas e 54 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Últimas 24 horas  

Diagnosticados 14 novos casos positivos de Covid-19 nos Açores, sendo oito em São Miguel, três na Terceira e três no Faial, resultantes de 735 análises realizadas em laboratórios de referência e duas em laboratório não convencionado.

Distribuição geográfica

Nº Casos

Ilha de São Miguel

8

Lagoa

4

Lagoa (Santa Cruz)

2

Cabouco 

1

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário)

1

Ponta Delgada

3

Arrifes

1

Santa Clara

1

Covoada

1

Ribeira Grande

1

Ribeira Seca

1

Ilha Terceira

3

Praia da Vitória

1

Biscoitos

1

Angra do Heroísmo

2

Angra (São Pedro)

1

Raminho

1

Ilha do Faial

3

Horta

3

Ribeirinha

1

Feteira

1

Salão

1

Total Geral

14

 

Em São Miguel há dois casos na Lagoa, resultantes do rastreio em massa nas escolas e outros seis, em contexto de transmissão comunitária.

No Faial há um novo caso que se liga a cadeia de transmissão local primária pré-existente, mais um novo caso cuja origem está por aferir. Foi ainda registado outro caso que resulta de contacto com um caso positivo reportado ontem, cuja origem está também por aferir. Daqui resultou uma nova cadeia de transmissão local primária na ilha.

Na Terceira registaram-se dois casos que integram cadeias de transmissão anteriores e um caso referente a um viajante, residente, no rastreio por sintomatologia.

Internamentos:  

À data de hoje há cinco doentes internados, sendo quatro no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, com um em cuidados intensivos, e um no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo. 

Cadeias de transmissão local:  

Com o surgimento de uma nova cadeia no Faial, nas últimas 24 horas, sobe para 10 o número de cadeias ativas, à data de hoje, no arquipélago, sendo seis na Terceira, duas no Faial, uma no Pico e uma partilhada entre o Pico e a Terceira. Até ao presente foram extintas 241.  Em vigilância ativa estão hoje 141 pessoas.

Recuperações:  

Nas últimas 24 horas foram registadas nos Açores 10 recuperações:

Localização

Nº. Casos

Ilha Terceira

1

Praia da Vitória

1

Praia da Vitória (Santa Cruz)

1

Ilha de São Miguel

9

Ponta Delgada

8

Arrifes

1

Relva

7

Ribeira Grande

1

Ribeira Seca

1

Total Geral

10

 

Situação atual:

No decurso da investigação epidemiológica, dois casos positivos inicialmente alocados na freguesia das Furnas, concelho da Povoação, foram realocados na freguesia de S. Pedro, concelho de Ponta Delgada, pelo que os dados plasmados no quadro abaixo refletem essa alteração.

O arquipélago regista presentemente 107 casos positivos ativos, sendo 66 em São Miguel, 26 na Terceira, 10 no Faial e cinco no Pico.  

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.876 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 8.553 pessoas. Faleceram 42, saíram do arquipélago 94 e 80 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se no arquipélago 691.305 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2 que causa a doença covid-19.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 6 de setembro, foram vacinadas nos Açores 170.146 pessoas com a primeira dose (71,9 por cento) e 177.122 com vacinação completa (74,8 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.   

© Governo dos Açores

Partilhar