17 de Setembro 2021 - Publicado há 923 dias, 8 horas e 44 minutos
Açores Bio 21 – Primeiro Fórum de Agropecuária Biológica dos Açores com iniciativas nas ilhas das Flores e Corvo
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural

O Açores Bio 21 – Primeiro Fórum de Agropecuária Biológica dos Açores, organizado em parceria pela Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Trybio, BioAzórica, Federação Agrícola dos Açores e diversas entidades locais, tem agendado diversas iniciativas para este fim de semana, nas ilhas das Flores e do Corvo.

O programa inicia-se na Ilha das Flores, no sábado, dia 18, com o Showcooking ‘Experimenta, é Bio!’, que decorrerá pelas 11h00, no Jardim Municipal das Lajes das Flores, e incluirá também a confeção e a degustação dos pratos confecionados com produtos biológicos pelos Chefs Diogo Cerqueira, Patrícia Cheio e Miguel Bezerra.

No mesmo dia, pelas 20h00, no Espaço Cultural Multiusos da Ilha do Corvo, decorrerá o seminário  ‘Horticultura Biológica – Um Caminho para a Autonomia Alimentar’, com os oradores Isabel Mourão, da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, Graça Saraiva, da Ervas Finas – Good Food Ecosystems, e Avelino Ormonde, da Biofontinhas – The art of balance, que apresentarão as suas experiências concretas de produção biológica.

Já a 19 de setembro, pelas 11h00, realiza-se mais uma edição do Showcooking ‘Experimenta, é Bio!’, desta vez no Parque Municipal do Corvo.

Também no dia 19, e no mesmo local, pelas 15h00, decorrerá um workshop dinamizado por Graça Saraiva, sob o tema ‘Um jardim para cozinhar’.

De volta à ilha das Flores, o programa do “Açores Bio 21” seguirá com um workshop de ‘Iniciação à Horticultura Biológica’, entre os dias 20 a 25 de setembro, das 18h00 às 22h00, na sala de reuniões da Associação Agrícola da Ilha das Flores, sob a orientação de Avelino Ormonde.

O Açores Bio 21 – Primeiro Fórum de Agropecuária Biológica dos Açores pretende, acima de tudo, sensibilizar, informar e capacitar para o modo de produção biológico, apresentando e promovendo os produtores e produtos biológicos dos Açores.

Incentivar a autonomia alimentar da Região, a economia circular, a bioeconomia e os circuitos curtos de comercialização são outros desígnios deste programa, que pretende também contribuir para mitigar os grandes desafios globais como as alterações climáticas e as crises sanitárias.

As inscrições para os eventos a decorrer nas Flores e no Corvo poderão ser realizadas no formulário existente em https://forumbio.azores.gov.pt/, através do email [email protected] ou do telefone 292208800.

© Governo dos Açores

Partilhar