10 de Setembro 2021 - Publicado há 929 dias, 22 horas e 4 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Últimas 24 horas  

Diagnosticados 11 novos casos positivos de covid-19 nos Açores, sendo nove em São Miguel, e dois no Faial, resultantes de 583 análises realizadas em laboratórios de referência e uma em laboratório não convencionado.

Distribuição geográfica 

Nº Casos 

Ilha de São Miguel 

Ponta Delgada 

Relva 

Arrifes 

Ponta Delgada (São Pedro) 

Rosto do Cão (Livramento) 

Ribeira Grande 

Ribeira Grande (Matriz) 

Ilha do Faial 

Horta 

Horta (Angústias) 

Total Geral 

11 

     

Em São Miguel, oito dos novos casos correspondem a transmissão comunitária e um resulta de análise com resultado positivo de um viajante que efetuou rastreio à chegada.

No Faial, ambos os casos registados estão associados a outro, reportado ontem, originado uma cadeia de transmissão local primária.

 Internamentos:  

À data de hoje há apenas um doente internado, no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, que não se encontra em Unidade de Cuidados Intensivos.   

 Cadeias de transmissão local:  

Com o surgimento de uma nova cadeia de transmissão local primária no Faial, nas últimas 24 horas, estão ativas no arquipélago cinco cadeias, sendo duas na Terceira, duas no Pico e uma no Faial. Até ao presente foram extintas 240. Em vigilância ativa estão hoje 213 pessoas.

Recuperações:  

Foram registadas seis recuperações nos Açores nas últimas 24 horas:   

Localização 

Nº. Casos 

Ilha Terceira 

Angra do Heroísmo 

Ribeirinha 

Posto Santo 

Ilha de São Miguel 

Ponta Delgada 

Rosto do Cão (Livramento) 

Feteiras 

Relva 

Lagoa 

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário) 

Total Geral 

 

Situação atual:

Três casos reportados em comunicados anteriores, referentes a São Miguel, com história de ligação aérea com o exterior da Região, cujo teste de despiste ao SARS-CoV-2, realizado à chegada, produziu resultado positivo, apresentaram documentação comprovativa de uma anterior infeção e respetiva recuperação, não sendo considerados casos ativos na Região. 

O arquipélago regista presentemente 118 casos positivos ativos, sendo 83 em São Miguel, 20 no Pico, 12 na Terceira e três no Faial  

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.785 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 8.453 pessoas. Faleceram 42, saíram do arquipélago 94 e 78 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se no arquipélago 685.148 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 6 de setembro, foram vacinadas nos Açores 170.146 pessoas com a primeira dose (71,9 por cento) e 177.122 com vacinação completa (74,8 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.   

© Governo dos Açores

Partilhar