4 de Setembro 2021 - Publicado há 965 dias, 5 horas e 49 minutos
Rede de trilhos na ilha de São Jorge totalmente operacional
location Ponta Delgada

Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia

No seguimento da contínua aposta na manutenção e qualificação da rede regional de percursos pedestres dos Açores, Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia, através da Direção Regional do Turismo, esteve nos últimos meses a intervir na resolução de diversas ocorrências ao longo dos percursos pedestres da ilha de São Jorge, que conta com mais de 100 quilómetros, estando neste momento todos os percursos desta ilha operacionais e abertos à prática do pedestrianismo.

Devido às más condições atmosféricas que se fizeram sentir no ano passado e início do presente ano, associada à geomorfologia acidentada que carateriza a ilha de São Jorge, ocorreram diversas derrocadas de grandes dimensões que obstruíram alguns traçados dos percursos pedestres, tendo sido necessário proceder ao seu encerramento de forma a salvaguardar a segurança dos pedestrianistas.

Os trabalhos para correção dessas ocorrências implicaram, em algumas situações, a abertura de novos caminhos, bem como a recuperação de outros, ou mesmo a consolidação dos taludes. Para além disso, procedeu-se à instalação de uma vedação, com cerca de 500 metros de extensão, em zona de pastoreio de gado bravo de modo a prevenir a segurança dos pedestrianistas que usufruem do percurso Serra do Topo - Fajã dos Vimes (PR2SJO).

Devido ao grau de dificuldade elevado de alguns dos trilhos de São Jorge, tem sido igualmente preocupação da Direção Regional do Turismo manter em bom estado de conservação a sinalética do Plano Rápido de Intervenção e Socorro – PRIS, de forma a garantir que, em caso de socorro, as autoridades possam mais rapidamente localizar as pessoas em situação de perigo.

Estes investimentos foram essenciais para assegurar a qualidade dos percursos e a segurança dos pedestrianistas, naquele que é considerado o produto turístico ex-libris da ilha de São Jorge.

O Governo dos Açores irá continuar a apostar na valorização da rede regional de percursos pedestres que se afirma como referência na oferta turística do destino turístico do arquipélago.

Ressalva-se a importância de sensibilização e alerta a todos os pedestrianistas para que caso encontrem alguma ocorrência num dos percursos pedestres da rede regional, que reportem a mesma, numa postura de participação cívica, através do site oficial de trilhos dos Açores, trilhos.visitazores.com

© Governo dos Açores

Partilhar