27 de Agosto 2021 - Publicado há 1419 dias, 17 horas e 39 minutos
Presidente do Governo enaltece trabalho da Comissão de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia nos Açores
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu hoje em audiência o Presidente da Comissão de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia nos Açores, Gustavo Tato Borges, elogiando o trabalho da equipa comandada pelo médico e os resultados atingidos na contenção da covid-19 no arquipélago.

No final do encontro, José Manuel Bolieiro deixou, através de Gustavo Tato Borges, uma “palavra de reconhecimento e satisfação” pelo trabalho desenvolvido pela equipa, depois de se saber que a comissão será extinta em 1 de setembro, resultado do incremento do processo de vacinação contra a covid-19, mais a mais num contexto de imunidade de grupo iminente e com mais de 70% dos Açorianos totalmente vacinados contra a doença.

Acompanhado pelo Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, o Presidente do Governo elogiou a “competência” de Tato Borges e de toda a equipa, expressa em reunião de quinta-feira do Conselho do Governo, e reiterou que está em marcha a “criação de uma Autoridade Regional de Saúde Pública” com “total independência” e fora da orgânica do Executivo.

“Juntando ao trabalho excecional, e que merece o nosso reconhecimento, para o controlo epidemiológico que foi realizado (…) entrámos no processo de vacinação, que tem esta virtuosa e expetável proteção”, disse ainda José Manuel Bolieiro, não sem antes se dirigir aos Açorianos lembrando que “todos os cuidados são essenciais” e continuam a sê-lo na proteção da covid-19.

O Presidente do Governo adiantou ainda que, à data de hoje, o arquipélago tem uma taxa de vacinação completa contra a covid-19 de 71,2%, incentivando todos aqueles que ainda não foram inoculados a o fazerem para ser atingida o quanto antes a etapa dos 85% de vacinados.

Na ilha de Santa Maria a percentagem de pessoas com a vacinação completa é de 80%, em São Miguel e na Terceira é de 70%, na Graciosa é de 77%, em São Jorge e no Pico de 78%, no Faial de 74%, no Corvo 87% e nas Flores de 69%.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar