23 de Agosto 2021 - Publicado há 977 dias, 18 horas e 13 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 12 novos casos positivos de covid-19, sendo 10 em São Miguel e dois na Terceira, decorrentes de 575 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e uma em laboratório não convencionado. 

Em São Miguel um viajante não residente, obteve resultado positivo à chegada. Todos os casos restantes correspondem a transmissão comunitária. Por concelhos, Lagoa registou um caso, Ponta Delgada registou seis e Ribeira Grande, três. 

Dos dois casos registados na Terceira, um em São Bento e o outro em São Mateus da Calheta, ambas freguesias do concelho de Angra do Heroísmo, um corresponde a um viajante, residente, com resultado positivo à chegada, e o outro resulta de transmissão comunitária. 

Também nas últimas 24 horas foram registadas seis recuperações (conferir Anexo 1 – quadro de positivos para todo o arquipélago).   

À data de hoje estão internados 12 doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, permanecendo um em Unidade de Cuidados Intensivos.  

O arquipélago regista presentemente 392 casos positivos ativos, sendo 338 em São Miguel, 15 na Terceira, 14 na Graciosa, nove em São Jorge, 11 no Faial e cinco em Santa Maria 

Estão ativas quatro cadeias de transmissão local primária em todo o arquipélago, sendo duas na Graciosa, uma no Faial e uma partilhada entre Faial e São Jorge. Até ao presente foram extintas 229 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 860 pessoas.   

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.576 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 7.980 pessoas. Faleceram 41, saíram do arquipélago 92 e 71 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 672.065 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2 que causa doença covid-19.    

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 16 de agosto, foram vacinadas nos Açores 167.580 pessoas com a primeira dose (67,9 por cento) e 152.369 com vacinação completa (64,4 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.  

Anexo 1 

TOTAL POSITIVOS   

Distribuição geográfica  

Nº Casos  

Ilha de São Miguel  

10  

Lagoa  

 

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário)  

1  

Ponta Delgada  

 

Arrifes  

2  

Rosto do Cão (São Roque)  

1  

Ponta Delgada (São Sebastião)  

1  

Ponta Delgada (São Pedro)  

1  

Covoada  

1  

Ribeira Grande  

 

Santa Bárbara  

1  

Rabo de Peixe  

2  

Ilha Terceira  

 

Angra do Heroísmo  

 

São Mateus da Calheta  

1  

São Bento  

1  

Total Geral  

12  

 

Anexo 2 

RECUPERAÇÕES      

Localização  

Nº. Casos  

Ilha Terceira  

 

Angra do Heroísmo  

 

Angra (Santa Luzia)  

1  

Ilha de São Miguel  

 

Ponta Delgada  

 

Arrifes  

1  

Ribeira Grande  

 

Pico da Pedra  

2  

Ilha de São Jorge   

 

Velas  

 

Urzelina (São Mateus)  

1  

Manadas (Santa Bárbara)  

1  

Total Geral  

 

 

© Governo dos Açores

Partilhar