20 de Agosto 2021 - Publicado há 973 dias, 23 horas e 14 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 25 novos casos positivos de covid-19, sendo 23 em São Miguel e dois na Terceira, decorrentes de 1.249 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e uma em laboratório privado não convencionado.  

Em São Miguel, todos os casos correspondem a transmissão comunitária. Por concelhos, Lagoa registou um caso, Ponta Delgada 16, Ribeira Grande, cinco, e Vila Franca do Campo, um. 

Dos dois casos registados na Terceira, ambos no concelho de Angra do Heroísmo, um corresponde a transmissão comunitária e o outro resulta de análise positiva, a um viajante, residente (conferir Anexo 1 – quadro de positivos para todo o arquipélago).  

Também nas últimas 24 horas foram registadas 72 recuperações (conferir Anexo 2 – quadro de recuperações para todo o arquipélago).  

À data de hoje estão internados 11 doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, permanecendo um em Unidade de Cuidados Intensivos. 

Verificou-se a saída do arquipélago de dois casos positivos, cidadãos não residentes, que se encontravam na freguesia das Cinco Ribeiras, concelho de Angra do Heroísmo, deixando de contar como casos positivos nos Açores. 

No decurso da investigação epidemiológica, foi verificado que um caso positivo inicialmente alocado na freguesia da Ribeirinha, concelho de Angra do Heroísmo, se encontra a residir na freguesia de Santa Cruz, concelho da Praia da Vitória, pelo que se procedeu à respetiva alteração. 

O arquipélago regista presentemente 407 casos positivos ativos, sendo 347 em São Miguel, 19 na Terceira, 18 em São Jorge, 12 na Graciosa, cinco no Faial, cinco em Santa Maria, e um no Pico.   

Com a recuperação do último elemento de uma das cadeias de transmissão local localizada na ilha do Pico, dá-se a mesma por extinta. De referir que o caso positivo agora recuperado, estava alocado à ilha do Faial. Estão ativas seis cadeias de transmissão local primária em todo o arquipélago, sendo duas na Graciosa, uma no Pico, uma em São Jorge, uma em Santa Maria e uma partilhada entre Faial e São Jorge. 

Até ao presente foram extintas 226 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 1.364 pessoas.  

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.492 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 7.882 pessoas. Faleceram 40, saíram do arquipélago 92 e 71 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 667.555 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2 que causa doença covid-19.   

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 16 de agosto corrente, foram vacinadas nos Açores 167.580 pessoas com a primeira dose (67,9 por cento) e 152.369 com vacinação completa (64,4 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.  

 Anexo 1 

 TOTAL POSITIVOS  

Distribuição geográfica 

Nº Casos 

Ilha de São Miguel 

23 

Lagoa 

1 

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário) 

Ponta Delgada 

16 

Arrifes 

Fajã de Cima 

Rosto do Cão (São Roque) 

Rosto do Cão (Livramento) 

Ponta Delgada (São Sebastião) 

São Vicente Ferreira 

Fajã de Baixo 

Ponta Delgada (São Pedro) 

Ribeira Grande 

5 

Santa Bárbara 

Fenais da Ajuda 

Rabo de Peixe 

Vila Franca do Campo 

1 

Água de Alto 

Ilha Terceira 

2 

Angra do Heroísmo 

2 

Terra Chã 

Porto Judeu 

Total Geral 

25 

 

Anexo 2  

RECUPERAÇÕES  

Localização 

Nº. Casos 

Ilha Terceira 

8 

Angra do Heroísmo 

5 

Terra Chã 

Cinco Ribeiras 

Angra (Santa Luzia) 

São Bento 

Praia da Vitória 

3 

Vila Nova 

Cabo da Praia 

Ilha de São Miguel 

60 

Ponta Delgada 

37 

Fajã de Baixo 

Mosteiros 

Arrifes 

13 

São Vicente Ferreira 

Rosto do Cão (Livramento) 

11 

Ponta Delgada (São Pedro) 

Capelas 

Fajã de Cima 

Relva 

Fenais da Luz 

Ribeira Grande 

13 

Fenais da Ajuda 

Ribeira Grande (Matriz) 

Rabo de Peixe 

Santa Bárbara 

Lagoa 

7 

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário) 

Lagoa (Santa Cruz) 

Povoação 

2 

Furnas 

Nordeste 

1 

Nordeste 

Ilha do Faial 

4 

Horta 

4 

Feteira 

Horta (Angústias) 

Flamengos 

Total Geral 

72 

  

© Governo dos Açores

Partilhar