12 de Agosto 2021 - Publicado há 987 dias, 20 horas
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 32 novos casos positivos de covid-19, sendo 27 em São Miguel, quatro na Terceira e um no Pico, decorrentes de 868análises realizadas nos laboratórios de referência da Região. 

Em São Miguel, todos os casos correspondem a transmissão comunitária. Por concelhos, a Lagoa regista dois novos casos, o concelho de Ponta Delgada regista 13 novos casos, o concelho da Povoação regista três novos casos e no concelho da Ribeira Grande foram registados nove novos casos.

Na Terceira os casos agora diagnosticados decorrem de transmissão comunitária, sendo três no concelho de Angra do Heroísmo e um no concelho da Praia da Vitória.

No Pico, um viajante, não residente obteve resultado positivo à chegada.

Também nas últimas 24 horas foram registadas 46 recuperações, sendo 28 em São Miguel, 17 na Terceira e uma em São Jorge (conferir Anexo 2 – quadro de recuperações para todo o arquipélago).

À data de hoje estão internados 11 doentes nos hospitais dos Açores. No Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, estão internados oito doentes (um em UCI). No Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira estão internados três doentes, um dos quais em UCI.

No decurso de investigação epidemiológica, foi verificado que em São Miguel, um caso positivo, inicialmente alocado ao concelho da Ribeira Grande, freguesia de Rabo de Peixe, se encontra a residir no concelho da Lagoa, na freguesia de Santa Cruz, pelo que os dados plasmados no quadro em anexo espelham a referida alteração

O arquipélago regista presentemente 519 casos positivos ativos, sendo 426 em São Miguel, 52 na Terceira, 24 no Faial, oito em São Jorge, cinco no Pico e quatro em Santa Maria. 

Estão ativas sete cadeias de transmissão local primária, sendo duas no Pico, duas em São Jorge, duas em Santa Maria e uma partilhada entre Faial e São Jorge. Até ao presente foram extintas 223 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 1.491 pessoas.    

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.201 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 7.487 pessoas. Faleceram 38, saíram do arquipélago 89 e 68 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 661.530 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2 que causa doença covid-19. 

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 9 de agosto, foram vacinadas nos Açores 155.446 pessoas com a primeira dose (65,7 por cento) e 145.691 com vacinação completa (61,6 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação. 

Anexo 1

TOTAL POSITIVOS 

Distribuição geográfica 

Nº Casos 

Ilha de São Miguel 

27 

Lagoa 

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário) 

Lagoa (Santa Cruz) 

Ponta Delgada 

13 

Arrifes 

Fajã de Cima 

Ponta Delgada (São José) 

Rosto do Cão (Livramento) 

Ponta Delgada (São Sebastião) 

Mosteiros 

Santa Clara 

Ponta Delgada (São Pedro) 

Remédios 

Ribeira Grande 

Santa Bárbara 

Ribeira Grande (Matriz) 

Rabo de Peixe 

Pico da Pedra 

Povoação 

Furnas 

Ribeira Quente 

Ilha Terceira 

Angra do Heroísmo 

Angra (Sé) 

Cinco Ribeiras 

Praia da Vitória 

Agualva 

Ilha do Pico  

Madalena 

Madalena 

Total Geral 

32 

 

Anexo 2

RECUPERAÇÕES

 

Localização 

N.º de Casos 

Ilha de São Miguel 

28 

Ribeira Grande 

20 

São Brás 

Fenais da Ajuda 

Rabo de Peixe 

13 

Ribeira Seca 

Ribeira Grande (Conceição) 

Pico da Pedra 

Ponta Delgada 

Ponta Delgada (São Sebastião) 

Fajã de Cima 

Rosto do Cão (São Roque) 

Fajã de Baixo 

Lagoa 

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário) 

Vila Franca do Campo 

Ponta Garça 

Ilha Terceira 

17 

Angra do Heroísmo 

Cinco Ribeiras 

Angra (São Pedro) 

Terra Chã 

Praia da Vitória 

13 

Praia da Vitória (Santa Cruz) 

Lajes 

Fontinhas 

São Brás 

Fonte do Bastardo 

Ilha de São Jorge  

Calheta de São Jorge 

Calheta 

Total Geral 

46 

 

© Governo dos Açores

Partilhar