11 de Agosto 2021 - Publicado há 981 dias, 7 horas e 39 minutos
Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) celebra 40 anos de existência 
location Ponta Delgada

Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), celebra amanhã, dia 12 de agosto de 2021, o seu 40.º aniversário como organismo equiparado a Direção Regional, um percurso que teve o seu início como Direção de Serviços Laboratoriais em maio de 1978. 

O LREC integrou desde sempre o departamento do Executivo Açoriano com competências e atribuições na área das Obras Públicas, atualmente a Secretaria Regional das Obras Públicas e Comunicações.

Tendo como seu impulsionador o Eng.º Jaime Meireles, o LREC sempre pugnou por um desempenho no respeito absoluto pelos valores inerentes aos serviços públicos, por elevados padrões de ética, isenção, idoneidade, honestidade científica e técnica. 

Desde então, o seu legado foi honrado por quantos, os que integraram este Laboratório, liderado pelos Engenheiros Jaime Martinho Ferreira Meireles, José Maria de Oliveira Cymbron, Eduardo Furtado de Castro, Eduardo do Carmo Ribeiro Moura, Carlos Alberto Frazão Fraga, António Pereira Alves Calado, e desde janeiro de 2012, pelo Engenheiro Francisco de Sousa Fernandes.

Assumindo a função de organismo cientifico e técnico no domínio da engenharia civil, o LREC, referenciado pela sua idoneidade, isenção e qualidade dos serviços prestados, presta apoio técnico transversal às obras publicas promovidas pelo Governo Regional e por outras entidades públicas regionais, promovendo, concomitantemente, a investigação aplicada às especificidades regionais, desenvolvida em linhas de investigação consideradas prioritárias, o controlo da qualidade dos materiais de construção, competindo-lhe ainda a divulgação científica e técnica no domínio da engenharia civil.

Através da sua atividade, o LREC visa fomentar a qualidade e a segurança nas obras, a modernização do setor da construção civil e a preservação do património natural e construído na Região Autónoma dos Açores, disponibilizando a todas as entidades públicas ou privadas, que o solicitem, um conjunto de serviços de natureza laboratorial e de controlo da qualidade.

Para assinalar os seus 40 anos de atividade ao serviço da Região, o LREC prepara um conjunto de ações a decorrer até ao final do ano, encontrando-se prevista a realização de uma sessão comemorativa do 40.º aniversário em outubro de 2021, limitada na participação presencial, mas ampliada por videoconferência.

© Governo dos Açores

Partilhar