11 de Agosto 2021 - Publicado há 960 dias, 4 horas e 3 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 48 novos casos positivos de covid-19, sendo 41 em São Miguel, cinco em São Jorge, um na Terceira e um no Faial, decorrentes de 1.593 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região. 

Em São Miguel, todos os casos correspondem a transmissão comunitária. Por concelhos, a Lagoa regista quatro novos casos, o concelho de Ponta Delgada regista 19 novos casos, o concelho de Vila Franca do Campo regista oito novos casos, a Povoação regista três novos casos, e no concelho da Ribeira Grande foram registados sete novos casos.

Em São Jorge, há um novo caso ainda por aferir e outros quatro novos casos ligam-se à cadeia de transmissão local primária anteriormente identificada. No decurso da investigação epidemiológica foi determinada a ligação entre casos positivos da ilha de São Jorge e elementos da cadeia de transmissão local existente no concelho da Horta, ilha do Faial. Assim, a cadeia em referência passa a ser partilhada entre as ilhas de São Jorge e Faial.

Na Terceira o caso agora diagnosticado no concelho de Angra do Heroísmo, na freguesia de São Pedro, decorre da transmissão Comunitária.

No Faial há um novo caso na Feteira, ligado à cadeia pré-existente na Horta (conferir Anexo 1 – quadro de positivos para todo o arquipélago).

Também nas últimas 24 horas foram registadas 58 recuperações, sendo 41 em São Miguel, nove na Terceira, quatro em Santa Maria, duas no Pico, uma em São Jorge e uma no Faial (conferir Anexo 2 – quadro de recuperações para todo o arquipélago).

À data de hoje estão internados 13 doentes, sendo nove no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (um em UCI) e quatro no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo (com um em UCI). 

No decurso da investigação epidemiológica, foi verificado que em São Miguel, um caso positivo inicialmente alocado ao concelho de Ponta Delgada, freguesia da Fajã de Cima, se encontra a residir no concelho da Ribeira Grande, na freguesia de Rabo de Peixe, pelo que os dados plasmados no quadro em anexo espelham a referida alteração. 

Um caso positivo identificado no concelho de Ponta Delgada, após devida verificação, veio a revelar-se como um falso positivo, deixando por este motivo de constar nos casos ativos.

O arquipélago regista presentemente 533 casos positivos ativos, sendo 427 em São Miguel, 65 na Terceira, 24 no Faial, nove em São Jorge, quatro em Santa Maria e quatro no Pico. 

Estão ativas sete cadeias de transmissão local primária, sendo duas no Pico, duas em São Jorge, duas em Santa Maria e uma agora partilhada entre Pico e Faial. Até ao presente foram extintas 223 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 1.552 pessoas.    

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.169 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 7.441 pessoas, faleceram 38, saíram do arquipélago 89 e 68 apresentaram prova de cura anterior. 

Até ao presente realizaram-se 660.662 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2 que causa doença covid-19. 

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 9 de agosto, foram vacinadas nos Açores 155.446 pessoas com a primeira dose (65,7 por cento) e 145.691 com vacinação completa (61,6 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação. 

Anexo 1

TOTAL POSITIVOS   

Distribuição geográfica 

Nº Casos 

Ilha de São Miguel 

41 

Lagoa 

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário) 

Cabouco  

Água de Pau 

Ponta Delgada 

19 

Arrifes 

Ponta Delgada (São José) 

Rosto do Cão (Livramento) 

Mosteiros 

Capelas 

Santa Clara 

Ponta Delgada (São Pedro) 

Covoada 

Ribeira Grande 

Fenais da Ajuda 

Lomba da Maia 

Ribeira Grande (Matriz) 

Rabo de Peixe 

Vila Franca do Campo 

Vila Franca do Campo (São Miguel) 

Ponta Garça 

Povoação 

Furnas 

Ilha Terceira 

Angra do Heroísmo 

Angra (São Pedro) 

Ilha do Faial 

Horta 

Feteira 

Ilha de São Jorge  

Velas 

Santo Amaro 

Velas (São Jorge) 

Urzelina (São Mateus) 

Rosais 

Total Geral 

48 

 

Anexo 2

RECUPERAÇÕES 

Localização 

N.º de Casos 

Ilha de São Miguel 

41 

Ribeira Grande 

21 

Santa Bárbara 

Calhetas 

Rabo de Peixe 

Fenais da Ajuda 

Ribeira Grande (Conceição) 

Pico da Pedra 

Ribeira Seca 

Ponta Delgada 

10 

Rosto do Cão (Livramento) 

Santa Clara 

Ginetes 

Ponta Delgada (São José) 

Fajã de Baixo 

Ponta Delgada (São Pedro) 

Lagoa 

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário) 

Vila Franca do Campo 

Vila Franca do Campo (São Pedro) 

Vila Franca do Campo (São Miguel) 

Ponta Garça 

Ilha Terceira 

Angra do Heroísmo 

São Mateus da Calheta 

Praia da Vitória 

Lajes 

Fonte do Bastardo 

Praia da Vitória (Santa Cruz) 

Porto Martins 

Ilha de São Jorge  

Velas 

Santo Amaro 

Ilha de Santa Maria 

Vila do Porto 

Santa Bárbara 

Santo Espírito 

Ilha do Pico  

Madalena 

Madalena 

Ilha do Faial 

Horta 

Horta (Angústias) 

Total Geral 

58 

© Governo dos Açores

Partilhar