5 de Agosto 2021 - Publicado há 995 dias, 4 horas e 10 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 52 novos casos positivos de covid-19, sendo 46 em São Miguel, três na Terceira, dois no Faial e um em Santa Maria, decorrentes de 2.233 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e cinco em laboratório privado não convencionado.  

Em São Miguel um viajante não residente na freguesia de São Pedro, concelho de Ponta Delgada, obteve resultado positivo após ter já realizado um teste de 6.º dia negativo. Um viajante não residente, na freguesia de São Sebastião, concelho de Ponta Delgada, obteve resultado positivo ao 6.º dia. Um viajante residente, na freguesia de Rosto do Cão (Livramento), concelho de Ponta Delgada, obteve igualmente resultado positivo ao 6.º dia. Todos os casos restantes correspondem a transmissão comunitária. Por concelhos, a Lagoa regista quatro novos casos, o concelho de Ponta Delgada regista 19 novos casos, o concelho de Vila Franca do Campo regista 10 novos casos e o concelho da Ribeira Grande regista 13 novos casos.  

Na Terceira, um viajante residente na freguesia dos Altares, concelho de Angra do Heroísmo, obteve resultado positivo ao 6.º dia. Os restantes casos correspondem a transmissão comunitária. No concelho de Angra do Heroísmo há dois novos casos e no concelho da Praia da Vitória foi registado um novo caso. 

No Faial, dois viajantes residentes, um na freguesia das Angústias e outro na freguesia da Praia do Norte, obtiveram resultados positivos ao 6.º dia. 

Em Santa Maria registou-se igualmente um novo caso, cuja origem está ainda por aferir (conferir o quadro de positivos para todo o arquipélago no Anexo 1).  

Também nas últimas 24 horas foram registadas 51 recuperações (conferir o quadro de recuperações para todo o arquipélago no Anexo 2).  

À data de hoje estão internados oito doentes, sendo quatro no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (com um em UCI), três no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo (com um em UCI), e um no Hospital da Horta. 

O arquipélago conta presentemente com 535 casos positivos ativos, sendo 403 em São Miguel, 97 na Terceira, 13 em Santa Maria, 11 em São Jorge, seis no Pico, quatro no Faial e um nas Flores. 

Com a recuperação, no Pico, dos últimos elementos de duas cadeias de transmissão local primárias, uma na vila e concelho da Madalena e outra na freguesia da Ribeirinha, concelho de Lajes, as mesmas extinguiram-se. Igualmente no Faial, a recuperação do último elemento da cadeia de transmissão local primária, existente na freguesia das Angústias, concelho da Horta, ditou a extinção da referida cadeia de transmissão local primária. Estão agora ativas no arquipélago quatro cadeias de transmissão local primária, sendo uma no Pico, uma em São Jorge, uma em Santa Maria e uma nas Flores. Até ao presente foram extintas 222 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 1.627 pessoas.    

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 7.861 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 7.134 pessoas, faleceram 38, saíram do arquipélago 89 e 65 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 651.739 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2 que causa doença covid-19. 

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 2 de agosto corrente, foram vacinadas nos Açores 145.562 pessoas com a primeira dose (61,5 por cento) e 137.897 com vacinação completa (58,2 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação. 

Anexo 1 

TOTAL POSITIVOS 

Distribuição geográfica 

Nº Casos 

Ilha de São Miguel 

46 

Lagoa 

4 

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário) 

Ponta Delgada 

19 

Arrifes 

Fajã de Cima 

Ponta Delgada (São José) 

Rosto do Cão (São Roque) 

Rosto do Cão (Livramento) 

Ponta Delgada (São Pedro) 

Covoada 

Ponta Delgada (São Sebastião) 

Fajã de Baixo 

Mosteiros 

Santo António 

Ribeira Grande 

13 

Maia 

Rabo de Peixe 

Pico da Pedra 

Fenais da Ajuda 

Ribeira Grande (Conceição) 

Lomba da Maia 

Ribeira Grande (Matriz) 

Vila Franca do Campo 

10 

Ponta Garça 

Vila Franca do Campo (São Miguel) 

Água de Alto 

Ilha Terceira 

3 

Angra do Heroísmo 

2 

São Mateus da Calheta 

Altares 

Praia da Vitória 

1 

Lajes 

Ilha do Faial 

2 

Horta 

2 

Horta (Angústias) 

Praia do Norte 

Ilha de Santa Maria 

1 

Vila do Porto 

1 

Vila do Porto 

Total Geral 

52 

 

Anexo 2 

RECUPERAÇÕES 

Localização 

N.ª de Casos 

Ilha de São Miguel 

39 

Ribeira Grande 

17 

Ribeira Seca 

Pico da Pedra 

Rabo de Peixe 

Fenais da Ajuda 

Ribeira Grande (Conceição) 

Ponta Delgada 

12 

Arrifes 

Fajã de Baixo 

Rosto do Cão (São Roque) 

Ponta Delgada (São Sebastião) 

Remédios 

Lagoa 

8 

Lagoa (Santa Cruz) 

Água de Pau 

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário) 

Cabouco 

Vila Franca do Campo 

2 

Vila Franca do Campo (São Pedro) 

Ilha do Faial 

2 

Horta 

2 

Horta (Angústias) 

Horta (Conceição) 

Ilha da Graciosa 

1 

Santa Cruz da Graciosa 

1 

Santa Cruz da Graciosa 

Ilha Terceira 

6 

Praia da Vitória 

1 

Praia da Vitória (Santa Cruz) 

Angra do Heroísmo 

5 

Raminho 

Angra (São Pedro) 

Angra (Santa Luzia) 

Angra (Nossa Senhora da Conceição) 

Santa Bárbara 

Ilha do Pico 

3 

Madalena 

1 

Criação Velha 

Lajes do Pico 

2 

Ribeirinha 

Total Geral 

51 

 

© Governo dos Açores

Partilhar