3 de Agosto 2021 - Publicado há 995 dias, 7 horas e 40 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 17 novos casos positivos de covid-19, sendo 11 em São Miguel, quatro na Terceira, um em São Jorge e um no Pico, decorrentes de 2.215 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e uma em laboratório privado não convencionado. 

Em São Miguel, um dos casos corresponde a um viajante, residente na freguesia de São Pedro, do concelho de Ponta Delgada, que obteve resultado positivo à chegada. Todos os casos restantes correspondem a transmissão comunitária. Por concelhos, a Lagoa regista um novo caso, o concelho de Ponta Delgada regista quatro novos casos, o concelho de Vila Franca do Campo regista um novo caso e o concelho da Ribeira Grande regista cinco novos casos. 

Na Terceira, um viajante não residente, na freguesia de Santa Cruz, concelho da Praia da Vitória, obteve resultado positivo, já após ter realizado teste ao 6.º dia com resultado negativo. Os restantes casos correspondem a transmissão comunitária. Assim, o concelho de Angra do Heroísmo regista dois novos casos e o concelho da Praia da Vitória regista igualmente dois novos casos. 

Em São Jorge, um viajante residente, na freguesia de Santo Amaro, concelho das Velas, realizou viagem interilhas, tendo obtido resultado positivo à chegada à ilha. 

No Pico, um viajante não residente, na vila e concelho da Madalena, realizou teste por apresentação de sintomatologia, obtendo resultado positivo (conferir o quadro de positivos para todo o arquipélago no Anexo 1). 

Também nas últimas 24 horas foram registadas 90 recuperações (conferir o quadro de recuperações para todo o arquipélago no Anexo 2). 

À data de hoje estão internados 14 doentes, sendo sete no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (com um em UCI), seis no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo (com um em UCI) e um no Hospital da Horta. 

Verificou-se a saída da região de um caso positivo, cidadão não residente, que se encontrava na freguesia dos Arrifes, concelho de Ponta Delgada, deixando por isto de contar como caso ativo nos Açores. 

O arquipélago conta presentemente com 518 casos positivos ativos, sendo 370 em São Miguel, 111 na Terceira, 12 em São Jorge, 11 em Santa Maria, sete no Pico, quatro no Faial, dois nas Flores e um na Graciosa. 

Estão ativas no arquipélago seis cadeias de transmissão local primária, sendo três no Pico, uma no Faial, uma em São Jorge e uma nas Flores. Até ao presente foram extintas 219 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 1.313 pessoas.   

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 7.745 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 7.035 pessoas, faleceram 38, saíram do arquipélago 89 e 65 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 647.080 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2 que causa doença covid-19. 

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 2 de agosto, foram vacinadas nos Açores 145.562 pessoas com a primeira dose (61,5 por cento) e 137.897 com vacinação completa (58,2 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação (ver Boletim Semanal da Vacinação, em anexo). 

 Anexo 1 

 TOTAL POSITIVOS 

Distribuição geográfica 

Nº Casos 

Ilha de São Jorge 

1 

Velas 

1 

Santo Amaro 

Ilha de São Miguel 

11 

Lagoa 

1 

Lagoa (Santa Cruz) 

Ponta Delgada 

4 

Rosto do Cão (São Roque) 

Rosto do Cão (Livramento) 

Ponta Delgada (São Pedro) 

Capelas 

Ribeira Grande 

5 

Rabo de Peixe 

Fenais da Ajuda 

Ribeira Grande (Matriz) 

Vila Franca do Campo 

1 

Água de Alto 

Ilha do Pico 

1 

Madalena 

1 

Madalena 

Ilha Terceira 

4 

Angra do Heroísmo 

2 

Angra (Santa Luzia) 

Terra Chã 

Praia da Vitória 

2 

Praia da Vitória (Santa Cruz) 

Total Geral 

17 

 

Anexo 2 

RECUPERAÇÕES 

Localização 

N.ª de Casos 

Ilha de São Miguel 

61 

Ribeira Grande 

20 

Rabo de Peixe 

11 

Ribeira Seca 

Maia 

Calhetas 

Pico da Pedra 

Ponta Delgada 

28 

Arrifes 

10 

Ajuda da Bretanha 

Candelária 

Rosto do Cão (São Roque) 

Ponta Delgada (São José) 

Fajã de Cima 

Fenais da Luz 

Santa Bárbara 

Covoada 

Lagoa 

5 

Água de Pau 

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário) 

Vila Franca do Campo 

7 

Ponta Garça 

Povoação 

1 

Nossa Senhora dos Remédios 

Ilha Terceira 

25 

Praia da Vitória 

13 

Agualva 

Lajes 

Cabo da Praia 

Porto Martins 

Vila Nova 

Praia da Vitória (Santa Cruz) 

Angra do Heroísmo 

12 

São Mateus da Calheta 

Terra Chã 

Angra (Santa Luzia) 

Angra (Sé) 

Vila de São Sebastião 

São Bento 

São Bartolomeu de Regatos 

Ilha do Pico 

4 

Lajes do Pico 

4 

Ribeirinha 

Lajes Do Pico 

Total Geral 

90 

 

© Governo dos Açores

Partilhar