30 de Julho 2021 - Publicado há 55 dias, 3 horas e 43 minutos
Clélio Meneses confirma abertura a 6 de setembro de Unidade de Radioterapia na ilha Terceira
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

O Secretário Regional da Saúde e Desporto do Governo dos Açores, Clélio Meneses, reiterou hoje o anúncio da abertura a 6 de setembro próximo da Unidade de Radioterapia do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira. 

O anúncio foi feito durante uma visita àquela unidade, esta manhã. No local decorre atualmente a fase de testes do equipamento e da adaptação aos mesmos, pelos profissionais que ali vão exercer a sua atividade.

Clélio Meneses disse na ocasião que a abertura desta unidade era um desígnio do atual Executivo e encontrou a melhor correspondência na Joaquim Chaves Oncologia, empresa convencionada para a prestação do Serviço. 

“É uma grande satisfação para o Governo Regional dos Açores poder cumprir esta promessa e, para os Açorianos que irão utilizar este espaço, será uma mais valia em termos da sua saúde e da sua tranquilidade, porque quem tem um problema oncológico, desde logo está numa situação de debilidade emocional, desde logo a deslocação do seu local, em termos de relações familiares e profissionais também já tem um impacto acrescido e se conseguirmos atenuar esse impacto negativo da doença, com tratamento que irá ser de ponta a nível mundial, estamos de facto convencidos que estamos a cumprir com as obrigações do governo”, disse.

O governante apontou este, como exemplo de que “a complementaridade entre o público e o privado, é um dos caminhos” para a área da Saúde, defendendo que “é necessário acabar com o estigma ou preconceito, de algum modo ideológico, de que o que é público é público e o que é privado é privado”. 

Clélio Meneses disse também que “a avaliação que foi feita pelo Governo Regional e pela entidade que vai prestar o serviço é que, de facto”, já condições para o prestar “com qualidade e garantias de segurança”.

© Governo dos Açores | Fotos: SRSD

Partilhar