26 de Julho 2021 - Publicado há 1005 dias, 4 horas
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 54 novos casos positivos de covid-19, sendo 51 em São Miguel, dois na Terceira e um em Santa Maria, decorrentes de 1.254 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e três em laboratório não convencionado.

Em Santa Maria, um viajante não residente, na freguesia de Santa Bárbara, obteve resultado positivo no rastreio de 6.º dia.

 Na Terceira, todos casos correspondem a transmissão comunitária. Assim, no concelho de Angra do Heroísmo foram registados dois novos casos.

Em São Miguel, nove dos novos casos correspondem a viajantes - três, não residentes, na freguesia de Santa Cruz, concelho da Lagoa, realizaram teste antes de iniciar viagem ao exterior, tendo obtido resultados positivos. Dois viajantes não residentes, um na freguesia da Fajã de Cima e outro na freguesia de São Sebastião, concelho de Ponta Delgada, obtiveram resultados positivos à chegada. Quatro viajantes não residentes, tripulantes de uma embarcação, obtiveram resultados positivos. Os restantes correspondem a transmissão comunitária. Por concelhos, na Lagoa há 10 novos casos, no concelho de Ponta Delgada foram registados 20 novos casos, no concelho de Vila Franca do Campo há dois novos casos e no concelho da Ribeira Grande há 19 novos casos (conferir o quadro de positivos para todo o arquipélago no Anexo 1).

Também nas últimas 24 horas foram registadas 12 recuperações (conferir o quadro de recuperações para todo o arquipélago no Anexo 2).

À data de hoje estão internados 19 doentes, sendo 12 no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (com dois em UCI), seis no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo (com um em UCI) e um no Hospital da Horta.

Assinala-se também um óbito em São Miguel nas últimas 24 horas, de um homem de 77 anos que estava internado no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada. Faleceu vítima de covid-19 e era residente na freguesia de Sete Cidades, do concelho de Ponta Delgada.

Um caso identificado na freguesia de São Pedro, concelho de Angra do Heroísmo, após devida verificação, veio a revelar-se um falso positivo, deixando por este motivo de constar como caso ativo.

O arquipélago conta presentemente com 547 casos positivos ativos, sendo 353 em São Miguel, 166 na Terceira, 10 no Pico, quatro nas Flores, cinco no Faial, quatro em São Jorge, três na Graciosa e dois em Santa Maria.

Nas últimas 24 horas foram extintas duas cadeias de transmissão local, uma no Faial e outra nas Flores. Estão presentemente ativas no arquipélago três cadeias de transmissão local primária, sendo duas no Faial, uma no Pico, uma Pico/Flores. Até ao presente foram extintas 218 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 1.328 pessoas.  

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 7.377 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 6.646 pessoas, faleceram 37, saíram do arquipélago 85 e 62 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 629.227 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença covid-19. 

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 8 de julho, foram administradas nos Açores 250.705 doses de vacinas contra a covid-19, havendo 129.190 pessoas com, pelo menos, uma dose (53,21% da população) e 121.515 pessoas com vacinação completa (50,05%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

Anexo 1

TOTAL POSITIVOS         

Distribuição geográfica

Nº Casos

Ilha de São Miguel

51

Lagoa

10

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário)

2

Cabouco

5

Lagoa (Santa Cruz)

3

Ponta Delgada

20

Arrifes

6

Fajã de Cima

2

Rosto do Cão (São Roque)

5

Rosto do Cão (Livramento)

1

Ponta Delgada (São Sebastião)

2

Santa Clara

1

Fajã de Baixo

1

Relva

1

Remédios

1

Ribeira Grande

19

Rabo de Peixe

4

Ribeira Seca

1

Pico da Pedra

6

Fenais da Ajuda

7

Ribeira Grande (Conceição)

1

Vila Franca do Campo

2

Ponta Garça

1

Vila Franca do Campo (São Miguel)

1

Ilha Terceira

2

Angra do Heroísmo

2

Angra (Nossa Senhora da Conceição)

1

Santa Bárbara

1

Ilha de Santa Maria

1

Vila do Porto

1

Santa Bárbara

1

Total Geral

54

Anexo 2

RECUPERAÇÕES          

Localização

N.ª de Casos

Ilha de São Miguel

2

Ponta Delgada

2

Rosto do Cão (São Roque)

2

Ilha do Faial

2

Horta

2

Horta (Matriz)

1

Cedros

1

Ilha Terceira

4

Praia da Vitória

4

Cabo da Praia

1

Lajes

1

Agualva

1

Praia da Vitória (Santa Cruz)

1

Ilha das Flores

4

Lajes das Flores

4

Fajã Grande

1

Lajes das Flores

3

Total Geral

12

© Governo dos Açores

Partilhar