22 de Julho 2021 - Publicado há 980 dias, 19 horas e 33 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 49 novos casos positivos de covid-19, sendo 25 na Terceira, 20 em São Miguel, dois no Faial e dois no Pico, decorrentes de 2.237 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e uma em laboratório privado não convencionado.

Na Terceira, 21 dos novos casos ligam-se a cadeias de transmissão local primárias anteriores, três casos estão por aferir e um corresponde a um viajante, com análise positiva ao 6.º dia. Assim, no concelho de Angra do Heroísmo há 13 novos casos e no concelho da Praia da Vitória foram registados 12 novos casos.

Em São Miguel, um dos novos casos corresponde a um viajante, não residente, com rastreio positivo ao 6.º dia. Os restantes casos decorrem de transmissão comunitária. Assim, no concelho da Lagoa há cinco novos casos, no concelho de Ponta Delgada foram registados 12 novos casos, no concelho da Ribeira Grande há dois novos casos, e no concelho de Vila Franca do Campo há também um novo caso.

O Pico regista dois novos casos um no concelho das Lajes e outro no concelho de São Roque, ambos viajantes, não residentes, com análise positiva ao 6.º dia.

O Faial regista também dois novos casos no concelho da Horta, estando um por aferir e outro corresponde a um viajante, não residente, com resultado positivo no rastreio de 6.º dia. (Conferir o quadro de positivos para todo o arquipélago no Anexo 1).

Também nas últimas 24 horas foram registadas 40 recuperações (Conferir o quadro de recuperações para todo o arquipélago no Anexo 2).

À data de hoje estão internados 13 doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (com três em UCI).

Um dos casos reportados anteriormente, apresentou documentação comprovativa de uma anterior infeção e respetiva recuperação, não sendo considerado caso ativo na Região.

No decurso da investigação epidemiológica, foi verificado que dois casos positivos, inicialmente alocados nas freguesias da Terra chã e Santa Luzia, do concelho de Angra do Heroísmo, se encontram a residir na freguesia de Porto Martins, concelho da Praia da Vitória, pelo que os dados de hoje refletem essa alteração.

O arquipélago conta presentemente com 444 casos positivos ativos, sendo 289 em São Miguel, 119 na Terceira, 11 no Pico, nove em São Jorge, oito no Faial, sete nas Flores e um na Graciosa. Estão agora ativas no arquipélago nove cadeias de transmissão local primária, sendo seis na Terceira, uma em São Jorge, uma no Faial e uma São Miguel/Flores. Até ao presente foram extintas 209 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 768 pessoas.  

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 7.162 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 6.537 pessoas. Faleceram 35, saíram do arquipélago 85 e 61 apresentaram prova de cura anterior. 

Até ao presente realizaram-se 621.142 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença covid-19. Desde 31 de dezembro de 2020 e até 8 de julho corrente, foram administradas nos Açores 250.705 doses de vacinas contra a covid-19, havendo 129.190 pessoas com, pelo menos, uma dose (53,21% da população) e 121.515 pessoas com vacinação completa (50,05%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

Anexo 1

TOTAL POSITIVOS         

Distribuição Geográfica 

Nº Casos 

Ilha de São Miguel 

20 

Lagoa 

Cabouco  

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário) 

Lagoa (Santa Cruz) 

Água de Pau 

Ponta Delgada 

12 

Arrifes 

Candelária 

Fajã de Cima 

Rosto do Cão (Livramento) 

Rosto do Cão (São Roque) 

Ponta Delgada (São José) 

Ribeira Grande 

Pico da Pedra 

Rabo de Peixe 

Vila Franca do Campo 

Ponta Garça 

Ilha do Faial 

Horta 

Horta (Angústias) 

Horta (Matriz) 

Ilha do Pico  

Lajes do Pico 

Ribeirinha 

São Roque do Pico 

São Roque Do Pico 

Ilha Terceira 

25 

Angra do Heroísmo 

13 

Santa Bárbara 

São Mateus da Calheta 

Angra (São Pedro) 

Angra (Nossa Senhora da Conceição) 

Terra Chã 

São Bento 

Praia da Vitória 

12 

Fontinhas 

Praia da Vitória (Santa Cruz) 

Lajes 

São Brás 

Vila Nova 

Cabo da Praia 

Total Geral 

49 

Anexo 2

 RECUPERAÇÕES          

Localização 

N.ª de Casos 

Ilha de São Miguel 

38 

Ribeira Grande 

Rabo de Peixe 

Ribeira Grande (Conceição) 

Ribeira Grande (Matriz) 

Ponta Delgada 

15 

Covoada 

Capelas 

Rosto do Cão (São Roque) 

Ponta Delgada (São Pedro) 

Arrifes 

Ponta Delgada (São José) 

Rosto do Cão (Livramento) 

Fajã de Baixo 

Mosteiros 

Lagoa 

14 

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário) 

Lagoa (Santa Cruz) 

Cabouco  

Água de Pau 

Ribeira Chã 

Vila Franca do Campo 

Água de Alto 

Vila Franca do Campo (São Miguel) 

Ilha do Faial 

Horta 

Horta (Angústias) 

Ilha Terceira 

Praia da Vitória 

Lajes 

Total Geral 

40 

© Governo dos Açores

Partilhar