19 de Julho 2021 - Publicado há 1008 dias, 22 horas e 13 minutos
Novas instalações da Escola dos Arrifes vão trazer “melhores condições” a toda a comunidade escolar, afirma Sofia Ribeiro

Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais

A Secretária Regional da Educação do Governo dos Açores, Sofia Ribeiro, destacou hoje, em Ponta Delgada, que as novas instalações da EBI dos Arrifes vão permitir ter uma escola com “outra qualidade” e com “melhores condições” para toda a comunidade escolar, sendo o “primeiro projeto de raiz” iniciado por este Executivo.

Sofia Ribeiro falava após a assinatura do auto de consignação da empreitada de construção das novas instalações da EBI dos Arrifes, onde se fez acompanhar da Secretária Regional das Obras Públicas e Comunicações, Ana Carvalho.

A intervenção será feita faseadamente, explicou Sofia Ribeiro, iniciando-se com a “retirada do amianto, de forma a que os alunos possam continuar a frequentar a escola”, sendo que em algumas situações “muito pontuais” serão utilizadas salas de aulas da escola EPROSEC.

“A necessidade de construção de uma nova escola é justificada pelo avançado estado de degradação das atuais instalações”, clarificou a governante, adiantando que, nesta primeira fase da empreitada, “o Governo dos Açores concretizará a construção de um novo edifício com três pisos”, onde se vão concentrar todas as funcionalidades da escola, com exceção da prática desportiva.

Com as novas instalações, esclareceu Sofia Ribeiro, “serão disponibilizadas mais de 35 salas, três laboratórios, uma cozinha, um refeitório, uma mediateca e um auditório com disponibilidade para 124 pessoas”.

De acordo com a titular da pasta da Educação, para 2021, o Governo dos Açores prevê investir “cerca de 16,5 milhões de euros em infraestruturas escolares”, dando primazia ao objetivo de “manutenção, reabilitação e conservação do Parque Escolar da Região”.

Na área da transição digital, anunciou Sofia Ribeiro, o Governo Regional “já lançou um concurso público internacional com um valor de 1,8 milhões de euros” para adquirir equipamento informático para que o próximo ano letivo possa arrancar com uma dotação de cerca de cinco mil equipamentos, que serão distribuídos pelas escolas.

Segundo disse, o objetivo é que “ao longo da legislatura as escolas possam ser dotadas de 20 mil equipamentos, sendo também necessário haver uma formação do pessoal docente, dos alunos e dos pais para o uso destas tecnologias”.

Por sua vez, a Secretária Regional das Obras Públicas e Comunicações, Ana Carvalho, evidenciou que cabe à tutela das Obras Públicas “acabar com os trabalhos complementares e acompanhar todas as fases dos projetos que se vão iniciar”, sendo que os projetos já concluídos “devem ser revistos antes de serem lançados”.

Relativamente ao novo ano letivo, a Secretária Regional da Educação avançou que o mesmo vai iniciar-se com todas as contingências que foram definidas no ano anterior, nomeadamente ao nível do desfasamento de turmas e horários.

A governante revelou também que já foi aprovado um esboço para o novo calendário escolar, a ser lançado brevemente, “em unanimidade com o Conselho Coordenador do Sistema Educativo Regional”.

Sofia Ribeiro concretizou ainda que a promoção do sucesso educativo e o combate ao abandono escolar precoce “são pilares fundamentais da aposta no desenvolvimento da Educação”, sendo a intervenção na Escola dos Arrifes um “claro sinal disso mesmo”.

© Governo dos Açores | Fotos: JF

Partilhar