19 de Julho 2021 - Publicado há 1004 dias, 16 horas e 2 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 35 novos casos positivos de covid-19, sendo 24 em São Miguel, 10 na Terceira e um no Pico, decorrentes de 913 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e duas em farmácias e laboratórios não convencionados.

Em São Miguel, um dos casos correspondem a viajante, residente, com rastreio positivo à chegada. Os restantes casos decorrem de transmissão comunitária. Assim, no concelho da Lagoa há seis novos casos, no concelho de Ponta Delgada foram registados 11 novos casos, no concelho da Ribeira Grande há cinco novos casos, no concelho de Vila Franca do Campo há um novo caso, e no concelho do Nordeste foi também diagnosticado um caso.

No decurso da investigação epidemiológica, foi verificado que dois casos positivos, um inicialmente alocado na freguesia de Nossa Senhora do Rosário, concelho da Lagoa, e outro alocado na freguesia de Rosto do Cão (Livramento), concelho de Ponta Delgada, se encontram a residir na freguesia de Fajã de Cima, no concelho de Ponta Delgada, pelo que os dados plasmados no quadro abaixo refletem essa alteração.

Na Terceira, dois dos novos casos correspondem a dois viajantes, não residentes, um com rastreio positivo à chegada e outro ao 6.º dia. Dois casos positivos originaram duas novas cadeias de transmissão local primária. Um caso continua por aferir e cinco novos casos integram cadeias ativas.  Assim, no concelho de Angra do Heroísmo há três novos casos e no concelho da Praia da Vitória foram registados sete novos casos.

No Pico, registou-se um novo caso, de um viajante, não residente, com rastreio de 6º dia positivo.

(Conferir o quadro de positivos para todo o arquipélago no Anexo 1).

Também nas últimas 24 horas foram registadas três recuperações, sendo duas na Terceira (um na Sé e outro em Santa Bárbara, do concelho de Angra do Heroísmo) e uma nas Flores, freguesia da Fajã Grande, do concelho das Lajes.

À data de hoje estão internados 12 doentes, sendo 10 no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (com dois em UCI) e dois no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

O arquipélago conta presentemente com 473 casos positivos ativos, sendo 378 em São Miguel, 56 na Terceira,15 no Pico, 10 em São Jorge, oito nas Flores, cinco no Faial e um na Graciosa. Estão ativas no arquipélago 13 cadeias de transmissão local primária, sendo oito na Terceira, duas no Pico, uma em São Jorge, uma no Faial e uma São Miguel/Flores. Até ao presente foram extintas 205 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 902 pessoas.  

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 7.016 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 6.365 pessoas.

Faleceram 34, saíram do arquipélago 84 e 60 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 613.780 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença covid-19. 

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 8 de julho, foram administradas nos Açores 250.705 doses de vacinas contra a covid-19, havendo 129.190 pessoas com, pelo menos, uma dose (53,21% da população) e 121.515 pessoas com vacinação completa (50,05%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.  

Anexo 1

TOTAL POSITIVOS         

Distribuição Geográfica 

N.º Casos 

Ilha de São Miguel 

24 

Lagoa 

Água de Pau 

Ribeira Chã 

Lagoa (Santa Cruz) 

Cabouco  

Ponta Delgada 

11 

Arrifes 

Ponta Delgada (São José) 

Rosto do Cão (São Roque) 

Ribeira Grande 

Rabo de Peixe 

Ribeira Grande (Conceição) 

Vila Franca do Campo 

Vila Franca do Campo (São Miguel) 

Nordeste 

Santana 

Ilha Terceira 

10 

Praia da Vitória 

Cabo da Praia 

Praia da Vitória (Santa Cruz) 

Agualva 

Angra do Heroísmo 

Angra (Sé) 

Porto Judeu 

Angra (São Pedro) 

Ilha do Pico  

Lajes do Pico 

Ribeirinha 

Total Geral 

35 

 

© Governo dos Açores

Partilhar