14 de Julho 2021 - Publicado há 1016 dias, 17 horas e 19 minutos
Governo dos Açores estreita cooperação com parceiros na implementação de rede pública de pontos de carregamento
location Ponta Delgada

Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia

A Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia, através da Direção Regional da Energia, promoveu hoje uma reunião com os diversos parceiros regionais que têm assumido um papel ativo na instalação de pontos de carregamento para veículos elétricos, com o objetivo de esclarecer as suas dúvidas e criar uma oportunidade para que pudessem manifestar dificuldades e partilhar contributos no âmbito deste tema.

Esta sessão, que também contou com a participação de entidades que poderão vir a instalar num futuro próximo estas infraestruturas de carregamento nos Açores, proporcionou um espaço de partilha e discussão sobre o funcionamento e o estado atual da rede pública de pontos de carregamento.

As vantagens e os principais desafios verificados até ao momento no que à mobilidade elétrica diz respeito foram também um dos pontos focais da reunião.

Até ao momento, a rede pública de pontos de carregamento para veículos elétricos dos Açores conta com 30 localizações de carregamento, distribuídas pelas nove ilhas do arquipélago, estando o Governo dos Açores a empenhar esforços no sentido de reforçar o número de infraestruturas disponibilizadas aos açorianos.

A existência de uma rede pública de carregamento é uma das medidas de promoção da mobilidade elétrica que o Governo dos Açores tem vindo a implementar, a par de outras iniciativas políticas, como é o exemplo da disponibilização de um sistema de incentivos à aquisição de veículos elétricos, com uma dotação orçamental de 300 mil euros.

A reunião decorreu no âmbito do projeto europeu EMOBICITY, financiado pelo programa Interreg Europe, com vista à melhoria das medidas regionais de apoio à mobilidade elétrica.

Governo dos Açores

© Governo dos Açores

Partilhar