14 de Julho 2021 - Publicado há 1010 dias, 18 horas e 47 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 47 novos casos positivos de covid-19, sendo 41 em São Miguel, dois na Terceira, dois no Pico e dois no Faial, decorrentes de 2.576 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e uma em laboratório não convencionado.

Em São Miguel, quatro dos novos casos referem-se a viajantes, não residentes, com resultados positivos ao 6.º dia. Dois viajantes não residentes, na freguesia de Santo António de Nordestinho, concelho de Nordeste, obtiveram resultado positivo ao 6.º dia. Um viajante não residente, na freguesia da Candelária, concelho de Ponta Delgada, obteve resultado positivo ao 6.º dia. Um viajante não residente, na freguesia de Ginetes, concelho de Ponta Delgada, obteve resultado positivo ao 6.º dia. Os restantes casos decorrem de transmissão comunitária.

Assim, no concelho da Lagoa há cinco novos casos (dois em Santa Cruz, dois no Rosário e um em Água de Pau). No concelho de Ponta Delgada foram registados 26 novos casos (sete nos Arrifes, sete em Rosto do Cão - São Roque -, quatro em Rosto do Cão – Livramento -, três em São José, dois em São Sebastião, um nas Capelas, um na Candelária e um nos Ginetes). No concelho da Ribeira Grande há cinco novos casos (dois em Rabo de Peixe, um no Pico da Pedra, um na Calheta e um na Ribeira Seca). No concelho de Vila Franca do Campo há três novos casos (um em Ponta Garça, um em São Pedro e um em São Miguel). No concelho de Nordeste há dois novos casos em Santo António de Nordestinho.

Na Terceira há dois novos casos no concelho da Praia da Vitória (um nas Fontinhas e um na Fonte do Bastardo), viajantes interilhas provenientes de São Miguel, com resultados positivos à chegada.

No Pico há registo de dois novos casos, um em São Mateus, do concelho da Madalena, residente, com resultado positivo à chegada, proveniente de São Miguel. Há também um caso positivo na Vila e concelho de São Roque, não residente, com resultado positivo ao 6º dia, referente a viagem interilhas, proveniente de São Miguel.

No Faial há dois novos casos nas Angústias, um dos quais resultante de rastreio a um viajante residente, com resultado positivo ao 6º dia, originando nova cadeia de transmissão primária. O outro, foi resultante de rastreio a residente.

Também nas últimas 24 horas foram registadas 42 recuperações (ver quadro em anexo) e à data de hoje estão internados 13 doentes, sendo 12 no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (um em UCI) e um no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

O arquipélago conta presentemente com 386 casos positivos ativos, sendo 345 em São Miguel, 18 na Terceira, 10 no Pico, cinco em São Jorge, cinco nas Flores e três no Faial. Estão ativas no arquipélago sete cadeias de transmissão local primária, sendo duas no Pico, duas na Terceira, uma em São Jorge, uma no Faial e uma São Miguel/Flores. Até ao presente foram extintas 205 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 903 pessoas.  

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.810 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 6.246 pessoas. Faleceram 34, saíram do arquipélago 84 e 60 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 599.203 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença covid-19. 

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 8 de julho, foram administradas nos Açores 250.705 doses de vacinas contra a covid-19, havendo 129.190 pessoas com, pelo menos, uma dose (53,21% da população) e 121.515 pessoas com vacinação completa (50,05%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.  

RECUPERAÇÕES       

Localização

N.ª de Casos

Ilha de São Miguel

39

Ribeira Grande

15

Ribeira Grande (Matriz)

2

Maia

2

Rabo de Peixe

5

Ribeira Grande (Conceição)

1

Ribeira Seca

3

Ribeirinha

1

Santa Bárbara

1

Ponta Delgada

14

São Vicente Ferreira

1

Sete Cidades

3

Ponta Delgada (São Pedro)

1

Covoada

1

Fajã de Baixo

1

Arrifes

6

Ponta Delgada (São José)

1

Lagoa

9

Água de Pau

7

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário)

1

Lagoa (Santa Cruz)

1

Vila Franca do Campo

1

Ribeira Seca

1

Ilha do Faial

1

Horta

1

Horta (Angústias)

1

Ilha Terceira

2

Praia da Vitória

2

Cabo da Praia

2

Total Geral

42

© Governo dos Açores

Partilhar