8 de Julho 2021 - Publicado há 1023 dias e 36 minutos
Governo Regional avança com operação de limpeza na Praia de Porto Pim
location Horta

Secretaria Regional do Mar e Pescas

O Governo Regional dos Açores, através das Secretarias Regionais do Mar e das Pescas e do Ambiente e Alterações Climáticas, avançou, esta quarta-feira, dia 7 de julho, com uma operação de limpeza de modo a restabelecer as condições necessárias à prática balnear na Praia de Porto Pim, na ilha do Faial.

A operação surge na sequência da agitação marítima, ocorrida durante a semana passada, em que se verificou na orla costeira de várias ilhas o arrojamento de elevadas quantidades de uma nova espécie invasora denominada Rugulopteryx okamurae, alga originária do oceano Pacifico, de propagação muito rápida e causadora de grandes prejuízos aos ecossistemas naturais.

Dessa forma, a Praia de Porto Pim, na ilha do Faial, pelas suas especificidades, tem sido um dos locais fortemente atingidos por este fenómeno.

De acordo com esta nova realidade que tem ocorrido um pouco por toda a Região, as entidades gestoras das zonas costeiras, em especial das zonas balneares, procederam às necessárias operações de limpeza das zonas afetadas, sendo esta a terceira vez, desde o passado mês de maio, que o Governo dos Açores realiza este tipo de intervenção.

Tendo presente que o conhecimento sobre o comportamento desta alga nos Açores é ainda escasso, considerando-se expectável novos arrojamentos, o Executivo Açoriano estabeleceu um plano de contingência operacional que permitirá, no decorrer da época balnear, uma resposta eficaz e atempada a novas ocorrências.

© Governo dos Açores | Fotos: SRMP

Partilhar