5 de Julho 2021 - Publicado há 997 dias, 21 horas
Laboratório Regional de Veterinária realizou mais de um milhão de análises em 2020
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural

O Laboratório Regional de Veterinária (LRV), laboratório oficial para a Região Autónoma dos Açores no âmbito da saúde animal e da higiene pública veterinária, realizou em 2020 um total de 1,207.899 análises, informa a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

O Secretário com a tutela, António Ventura, visitou hoje o espaço, situado em Angra do Heroísmo.

Do número total de análises, 408.820 foram efetuadas no âmbito dos planos oficiais de saúde animal, 12.444 em serviços de diagnóstico, 767.377 no âmbito dos controlos oficiais na área de higiene pública veterinária e 19.258 no apoio direto ao autocontrolo da indústria.

Ao nível da saúde animal, o LRV presta serviços no âmbito dos planos oficiais de controlo, vigilância e erradicação de doenças como por exemplo a BVD, tuberculose bovina, brucelose bovina, brucelose dos pequenos ruminantes, entre outras.

A unidade presta ainda serviços de diagnóstico a entidades privadas, nomeadamente produtores e médicos veterinários que os solicitem.

Ao nível da higiene pública veterinária, o LRV realiza análises no âmbito do plano de controlo dos géneros alimentícios, dos planos oficiais de controlo da alimentação animal, da pesquisa de resíduos e de micotoxinas. O apoio à produção concretiza-se na realização de análises microbiológicas a géneros alimentícios, a alimentos para animais e a águas e a análises no âmbito do contraste leiteiro.

Atualmente, o LRV está a ser equipado para dispor de instalações modernas, adequado às atividades desenvolvidas, de um corpo técnico em permanente evolução, com um vasto leque de análises disponibilizadas, muitas das quais acreditadas pela norma internacional NP EN ISO/IEC 17025.

© Governo dos Açores

Partilhar