14 de Junho 2021 - Publicado há 1045 dias, 10 horas e 46 minutos
Aprovados nove novos percursos pedestres na rede regional dos Açores
location Angra do Heroísmo

Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas

Realizou-se hoje uma reunião da Comissão de Acompanhamento de Percursos Pedestres (CAPP), onde foram discutidas as novas propostas de percursos pedestres apresentadas a esta entidade.

De acordo com a Comissão, nove das propostas apresentadas reuniram as condições necessárias para serem integradas na rede regional de percursos pedestres, que passa a contabilizar 95 percursos pedestres oficiais, um incremento de 75km, passando a uma extensão total de 830 km.

Foi aprovada uma nova Grande Rota, na ilha Terceira, com cerca de 34 km, que eleva para 7 o número total de Grandes Rotas no arquipélago.

Assim, após aprovação das diferentes propostas, a Terceira verá a extensão total da sua rede de percursos pedestres passar de 46,4 km para 101,3 km, a Graciosa de 47,2 km para 70,3 km, São Jorge de 114,8 km para 122,8 km e Pico manterá os 128 km, tendo em conta que a proposta apresentada pretende substituir outra existente, com vista à melhoria e qualificação da oferta de percursos pedestres nesta ilha.

Os promotores das novas propostas, maioritariamente municípios e juntas de freguesia, que viram as suas propostas aprovadas têm agora 12 meses para implementar os traçados aprovados, prevendo-se a abertura de algumas destas novas propostas ainda no decorrer deste verão. À Direção Regional do Turismo competirá implementar toda a sinalética, painéis informativos e comunicação destes novos 106,3 km de percursos pedestres.

É de referir que será agendada, para breve, nova reunião da comissão para análise e aprovação de outras 5 propostas que, por questões administrativas, viram a sua aprovação adiada, considerando-se que essas propostas apresentam potencial para igualmente integrar a rede oficial de percursos pedestres regional.

Os Açores veem, assim, reforçada a rede de percursos pedestres, valorizando o produto turístico do pedestrianismo, que é considerado um dos produtos nucleares e mais procurados por quem visita o destino. Para além da diversificação dos percursos pedestres, com itinerários que permitem disfrutar de novas paisagens, os novos trilhos darão o seu contributo para uma melhor distribuição dos fluxos turísticos pelas nove ilhas dos Açores.

Relembramos que a atual Comissão de Acompanhamento de Percursos Pedestres é constituída por um representante de cada uma das seguintes entidades: Direção Regional do Turismo, que preside; Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas; Direção Regional dos Recursos Florestais, Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, Associação do Turismo dos Açores, Associação na área do Pedestrianismo, Delegação Regional da Associação Nacional das Freguesias.

© Governo dos Açores

Partilhar