11 de Junho 2021 - Publicado há 1021 dias, 5 horas e 56 minutos
Instalação do Conselho da Diáspora Açoriana é “dia histórico”, diz José Manuel Bolieiro
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, definiu a instalação do Conselho da Diáspora Açoriana (CDA), tida na quinta-feira, como um “dia histórico” para a Região, com o “simbolismo” extra de ter sucedido a 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

É com “um sentimento sem geografia” de “gratidão e orgulho” que os Açores olham para as suas comunidades, defendeu José Manuel Bolieiro, dirigindo-se às dezenas de eleitos que, presencialmente e de forma virtual, tomaram posse no órgão e acompanharam a sessão.

Para o Presidente do Governo, “a força da Autonomia e da Açorianidade” e “a capacidade de vencer desafios” são características do povo das nove ilhas e que acompanha todos aqueles que partiram para outras geografias, embora mantendo sempre a sua identidade.

“Somos consagrados por uma Natureza que nos distingue no planeta. Somos ilhas belas, de Natureza evocativa e inspiradora”, defendeu o governante, antes de lembrar que a Região é feita com “as raízes dos que ficaram” e “as asas dos que partiram”.

O Presidente do Governo garantiu ainda que, passado o atual contexto pandémico, é sua vontade, numa “nova normalidade”, ter encontros presenciais “com afeto e abraço” com as comunidades Açorianas e promover uma reunião 100% física do CDA.

José Manuel Bolieiro lembrou ainda o envolvimento em todo o processo do Vice-Presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, também ele conselheiro, que tem a responsabilidade de “acompanhar a política pública do Governo e da Região” na relação com as comunidades e a diáspora.

O evento teve lugar no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, e realizou-se também em formato virtual. Para além dos 16 conselheiros em representação institucional que marcaram presença na cerimónia, tomaram também posse os 19 Conselheiros da Diáspora Açorianas, eleitos no passado dia 24 de maio, num processo eleitoral que durou cinco dias e que foi realizado através da plataforma Açorianos no Mundo.

Com a cerimónia de quinta-feira foi dado o último passo para a constituição do CDA, órgão consultivo do Governo dos Açores, criado em 2019, que visa assegurar a participação, a colaboração e a auscultação de todos aqueles que pretendem contribuir para o projeto de desenvolvimento dos Açores.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar